Erê Mirim

17/12/2021 09h37

 

TODES CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA 

Durante uma semana realizamos um trabalho intenso sobre intolerância religiosa. A temática é conteúdo obrigatório e garantida pela Lei 10639, da LDB, mas, infelizmente, ainda é pouco discutida, sobretudo nas escolas. Alicerçades pelo pensamento teórico do nosso povo e com apresentações sobre a verdadeira história das religiões de matriz africana, realizamos leituras e debates em sala de aula sobre racismo e como isso afeta a laicidade do Estado. As produções das crianças refletem sua compreensão sobre o tema e me fazem pensar: por que crianças de dez/onze anos compreendem que intolerância religiosa é crime e adultes, não?

A coluna Erê Mirim, do Jornal Potiguar Notícias, traz semanalmente textos escritos pelos alunes do 5º ano F, que foram produzidos e revisados em sala de aula pela professora. Nossas crianças têm muito a dizer. Vamos ouvi-las?

Boa leitura!

 

TODES CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA 

 

Intolerância religiosa é crime! Vou dar um exemplo: você na frente da pessoa fala bem, mas por trás fala mal, isso é intolerância religiosa. Já conteceu várias vezes com os pretos porque os cristãos racistas são maus. A metade é racista e homofóbica. Muitos tentam parar esse racismo mas ele não acabou. O povo branco europeu acha que só o deus dele existe. Estão querendo esconder a história do nosso povo. 

    Você nunca ouviu falar de um macumbeiro jogando macumba em padre. Ao contrário. O padre foi até o terreiro e amaldiçoou todos que estavam n aquele terreiro. Muitas pessoas estavam em choque e outros desmaiaram. Enfim, você pode até não ser da religião da pessoa, mas respeite.

Kaio, 10 anos. 

 

    O meu nome é William e eu quero dizer para vocês brancos que vocês não podem fazer isso. Preconceito com negros e pessoas com religiões diferentes da sua. E mais uma coisa: vocês brancos foram inventar de vir para cá e colonizaram as nossas terras e isso é preconceito com os indígenas.

 

William Gabriel, 11 anos  

 

Religião é uma coisa que quase todo mundo tem. Tem gente que não tem, mas tudo bem. Só que tem gente que passa um pouco dos limites. Eles querem que todo mundo seja da mesma religião que eles e se você não eles tacam fogo nos terreiros e até matam pessoas. Quantas vezes passou na TV que tacaram fogo em uma igreja?

 Mesmo eu sendo cristã eu sei que não posso tacar fogo nos terreiros ou algo parecido. Os racistas matam pessoas ou entram nos terreiros e falam muitas coisas. É muito triste ver isso. Nós temos muitas pessoas negras famosas hoje em dia. Eu sou cristã e eu sei bem que eu não posso chegar na professora e falar mal dela, mas todos os dias eu vejo coisas assim. Eu não gostaria que acontecesse uma coisa assim comigo. 

O meu pastor morreu ontem. Eu sei que ele não era a melhor pessoa do mundo, mas invadiram a casa dele. Sei que não foram as pessoas do terreiro. 

Nicoly, 11 anos

 

Hoje eu vim falar sobre intolerância religiosa, esse crime que as pessoas fazem, mas se elas soubessem a verdadeira história não iriam fazer o que fizeram com os macumbeiros. Eles são pessoas boas. 

Isso é crime! Ter preconceito com uma pessoa por causa da religião dá nojo e isso dá cadeia. As pessoas estão morrendo. Até um tempo atrás era crime ter uma religião diferente e isso não vai acabar até o Brasil deixar de ser racista. Infelizmente. 

Whantony, 10 anos. 

 

Muitas pessoas morrendo por causa do racismo. As pessoas hoje em dia têm muito racismo. Por causa disso muitas pessoas estão morrendo, inclusive idosos. Ter racismo com a religião dos outros é não respeitar a cor da pele, o estilo de roupa e o cabelo da pessoa. 

Edvânia (Vânia), 10 anos. 

 

Intolerância religiosa é crime então pare agora! Racismo também é crime então pare tudo isso! Você está machucando a gente então pare aí! Tudo foi culpa dos europeus que colonizaram o Brasil. Eles eram nojentos e mentiam demais. Aposto que o Bolsonaro tem família europeia. 

Pâmela, 10 anos 

 

Primeiramente eu acho que Bolsonaro era para estar preso. Eu não concordo com nada que ele faz e eu queria que ele não estivesse no poder. Muita coisa ruim não estaria acontecendo. 

Todo mundo segue a religião que quiser. Está tudo bem, querida. Mas tem gente que acha sua religião é melhor do que a dos outros e isso é muito feio. Se o povo respeitasse a religião uns dos outros, nada disso estaria acontecendo. Mas tem uma solução. Tirar Bolsonaro do poder. Ele não tá fazendo nada. E não vamos colocar outro branco racista no poder. 

O povo da África são reis e rainhas e o povo branco racista. Eles foram lá e tomaram tudo dos negros. Vidas negras importam!

Existem poucas mulheres negras escritoras. Onde esse Brasil vai parar?

Sara Vitória, 12 anos


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).