Erê Mirim

10/12/2021 10h55

 

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA - PARTE I

 

Durante uma semana realizamos um trabalho intenso sobre intolerância religiosa. A temática é conteúdo obrigatório e garantida pela Lei 10639, da LDB, mas, infelizmente, ainda é pouco discutida, sobretudo nas escolas. Alicerçades pelo pensamento teórico do nosso povo e com apresentações sobre a verdadeira história das religiões de matriz africana, realizamos leituras e debates em sala de aula sobre racismo e como isso afeta a laicidade do Estado. As produções das crianças refletem sua compreensão sobre o tema e me fazem pensar: por que crianças de dez/onze anos compreendem que intolerância religiosa é crime e adultes, não?

A coluna Erê Mirim, do Jornal Potiguar Notícias, traz semanalmente textos escritos pelos alunes do 5º ano F, que foram produzidos e revisados em sala de aula pela professora. Nossas crianças têm muito a dizer. Vamos ouvi-las?

Boa leitura!

 

TODES CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA 


 

Na escola eu aprendi o que é intolerância religiosa. Aprendi que não podemos ser racistas e que temos que respeitar a religião do próximo. O respeito não é só do preto para o branco. Os pretos merecem respeito. Temos que ter respeito pela religião do próximo mesma que ela não seja igual a nossa. Os brancos não podem sair por aí destruindo os terreiros. Tem tantas pessoas no mundo e cada uma delas acredita na sua religião. Racismo é crime e por isso temos que respeitar todas as religiões.

 

Ana Flávia, 11 anos  


 

O que você imagina na expressão “intolerância religiosa”? Com certeza parece algo muito ruim.   Intolerância religiosa é tipo quando eu tô na frente e digo coisas boas sobre a religião dela mas por trás falar mal. Meu Deus, isso é muito racismo. Bem, isso é crime, sim! Intolerância religiosa é racismo e preconceito!!! Eu fico sem entender por que isso acontece. Mas eu sei que isso é culpa do  branco europeu racista que tomou tudo que nós tínhamos. Vocês racistas colocam fogo nos terreiros e depois colocam a culpa nos africanos, eu hein. 

Pedro Lucas, 11 anos. 


 

Intolerância religiosa é uma expressão bem forte de dizer. Falar sobre religião é difícil. Tem muita gente que diz que tal religião é ruim, que faz pacto com o demônio, mas não. A religião da minha professora Ana Paula é bem legal. Tem muita religião que é racista. Tem a religião dos cristãos que é racista só com os pretos, mas com outras religiões não. 

Eu sou branco e não gosto de quem é preconceituoso. Um dia eu vi no meu celular que um preto foi comprar um carro mas a pessoa que atendeu ele foi super rude só porque o cara era preto. O frentista xingou o homem de macumbeiro e o homem saiu da loja chorando. 

Preconceito não pode acontecer porque por lei quem é preconceituoso pode ser preso. Por lei racimo é crime e quem pratica isso está desobedecendo a lei. 

Jonathan, 10 anos

 

Intolerância religiosa é crime! Uma pessoa que tolera a religião da outra mas no fundo não respeita e fala mal da outra religião. Isso é crime. É uma falta de respeito pessoas que não respeitam a religião das outras pessoas. 

 

Ketylli, 10 anos. 

 

Tem pessoas que tem preconceito com a religião de outras pessoas e ficam falando mal dos candomblecistas. Os cristãos têm racismo com os candomblecistas. Não são todos que são racistas, mas muitos são. Os brancos se acham melhores e tem preconceito com os negros. 

Pedro Felipe, 11 anos. 

 

Muitas pessoas morrem por causa do racismo e advinha quem está matando essas pessoas pretas que eu tô falando? Quem gente? Os brancos ne? Tá na cara que foram esses brancos racistas! Isso é muito sério gente. Esses racistas deveriam ser presos por matarem gente preta. Essas pessoas pretas não são essas pessoas maudosas que vocês pensam não. Eles são pessoas boas e legais e não são essas pessoas más não. 

Eu estou muito triste por causa disso. Dá vontade de quebrar tudo deles de tanta raiva, cara. A professora é uma indígena muito linda, maravilhosa e quando ela vê essas coisas fica muito decepcionada. 

Paula Beatriz, 10 anos 

 

Um dia uma menina bem pretinha africana estava brincando no terreiro até um branco racista chegar lá e dizer pra ela: você é muito feia. O pai dela disse pra ele: Você disse que ela é feia? Deixe de inveja seu racista. Saia daqui preconceituoso discriminador. Branco racista você tem muito preconceito com os outros.

Heverton, 10 anos

 

Intolerância religiosa é quando as pessoas tem preconceito com a religião dos outros e não respeitam a religião dos outros e não fica calado. Deveria estudar sobre religiões para aprender. Não importa a religião do outro, todos nós precisamos de respeito.

 Wandson Gabriel. 11 anos

 

Algumas pessoas morreram por causa do racismo dos brancos. Eles tem muito racismo e nós pretos temos preconceito de nós mesmos. Mas veja que nós pretos somos muito lindos, perfeitos e maravilhosos. 

Aldemir, 13 anos.

 

Brancos são racistas e eles mataram uma ruma de pessoas por causa do preconceito e isso é coisa de bandido e tá muito errado. Tem que respeitar as outras pessoas. 

Samuel. 10 anos

 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).