Erê Mirim

03/12/2021 11h32

 

TODO NOSSO AMOR À GENI GUIMARÃES

Vamos apresentar as cartas escritas pelos alunes sobre uma das maiores escritoras deste país: GENI GUIMARÃES. Com quantos anos você conheceu Geni e suas obras? Eu mesma demorei muito tempo. Tive a honra de fazer uma live no Instagram com ela, no ano passado, e, ao final, fui surpreendida ao saber que ela própria me enviaria todos os seus livros autografados pelos correios. 

Que emoção! Devorei todos em um mês. Confesso que sempre volto ao encontro deles, mas compreendi que seria injusto mantê-los encarcerados na minha estante. Sendo 2021 o ano em que esta grande mulher está sendo homenageada pela Olimpíada de Língua Portuguesa, aproveitei o novembro negro para apresentar com toda pompa aquela que mudou minha vida. 

A coluna Erê Mirim, do Jornal Potiguar Notícias, traz semanalmente textos escritos pelos alunes do 5º ano F, que foram produzidos e revisados em sala de aula pela professora. Nossas crianças têm muito a dizer. Vamos ouví-las?

Boa leitura.

 

TODO NOSSO AMOR À GENI GUIMARÃES

 

Querida Geni,

 

Hoje eu estudei sobre você e a minha professora também leu seus livros. Eu adorei as histórias que a professora falou e seus poemas. A professora falou da sua família, dos seus livros e da sua faculdade. A professora Ana Paula chorou e eu estava com vontade de chorar também. 

Hoje foi muito bom te conhecer. Foi muito com saber que seu pai foi muito bom. É muito bom saber que uma menina negra e inteligente foi na faculdade.

Com amor, Larissa, 11 anos.  

 

Rainha Geni,

 

Hoje eu te conheci e li seus livros. Eu adorei conhecer a sua história. É muito linda. Seus livros são muito bons. Você é linda demais e eu gostei de todos os seus livros mas o que eu mais gostei foi de Terceiro Filho. Eu fiz um desenho seu mas não ficou muito bom. Eu gostei da relação que você e a sua irmã. Cema é muito linda e a sua história também. A minha professora falou muito de você.   

Com amor, Vânia, 10 anos. 

 

Querida Geni, 

 

Hoje eu conheci seus livros e a professora leu seus poemas. Eu achei seus livros e seus poemas muito bonitos. Estudei seus livros e adorei suas histórias que a professora falou. 

Com amor, Maria Lívia, 10 anos

 

Dona Geni, 

 

Hoje eu te conheci e achei sua história muito bonita. Se a nossa professora pudesse ler de novo seu livro mas eu acho que só quando eu vier para a escola novamente. Quando eu vier para a escola de novo eu posso ouvir sua voz de novo? Muito obrigada por ter enviado os seus livros para a professora. 

 

Com muito carinho, Heverton, 10 anos. 

 

Rainha Geni,

Hoje foi um dia muito legal. Eu conheci seus livros os quais eu gostei muito. É muito legal você e Cema tomando café. Eu vi tudo isso em um vídeo no colégio e tudo mais. Sua família, seus irmaõs e irmãs, seus filhos, seu pai e sua mãe, muito legal. Saymon e Cristian e especialmente você também. 

Um abraço, Hiago, 11 anos. 

 

Querida Geni,

Hoje minha professora falou sobre a senhora. Eu gostei muito dos seus livros, principalmente de Leite do Peito e o livro do Pênalti.  Eu achei a senhora muito bonita e inteligente. A professora Ana Paula gosta muito da senhora e dos seus livros. Eu queria um dia também ter um livro da senhora mas daqui que aconteça isso... mas eu ainda vou ter esperança disso acontecer um dia. Obrigada por ser essa pessoa que a senhora é. 

Com afeto, Whanthony, 10 anos 

 

Olá Dona Geni, 

Hoje eu aprendi sobre você e ouvi suas histórias legais demais. Eu vi seu vídeo, vi seus netos, filhos e irmã.  Suas histórias são tão boas. A história de você criança é muito legal. A melhor parte foi quando seu irmão foi nascer e você ficou desesperada chamando sua irmã mais velha.

Abraço, Pedro Felipe. 10 anos

 

Querida Geni, 

Hoje minha professora Ana Paula explicou sobre você: o que você fazia, falou da sua história e você é muito legal. Gostei muito de você. Minha professora gosta muito de você. Você é muito famosa. Aqui em Natal todos gostam de você. Minha professora quase chorava contando sobre você. Meus amigos da escola também gostam muito de você. Você é gentil. Conheci você hoje. 

Essa foi com amor, Jefferson Nicolas.

 

Querida Geni, 

É um prazer estar podendo falar com a senhora pela escrita. A professora fala muito sobre a senhora na aula.  Diz que a senhora é uma pessoa muito boa e realmente isso é verdade. 

Com muito amor, Wandson Gabriel. 11 anos

 

Querida Geni, 

A professora Ana Paula mostrou um bocado de livro seu como balé das emoções e também o Pênalti. Gostei muito de você. Na hora que a professora falou dos seus livros e de você eu gostei. Geni Guimarães, você é uma mulher ótima para ser escritora. Você é maravilhosa, Geni. 

Com amor, João. 10 anos

 

Querida Geni, 

Hoje eu conheci a senhora e achei muito legal conhecer a senhora. A senhora é muito legal. Eu gostei muito da senhora e te achei muito linda, achei seus livros maravilhosos e fiquei emocionada. Terminando de falar seus livros muito lindos. A professora leu seus livros pra nós. Beijos. 

Até logo, Paula Beatriz. 10 anos

 

Dona Geni, 

A senhora escreve muito bem e seus livros são muito bonitos. Nisso tudo você ainda ajuda sua família. Minha professora falou muito de você todo mundo gostou de ouvir sua história. Muito obrigada.  Queria ver você aqui.

Com amor, Kaio.

 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).