Parnamirim comemora 60 anos nesta segunda, com programação diversificada

16/12/2018


Na próxima segunda-feira (17), Parnamirim vai completar 60 anos de emancipação política e para entrar no clima das comemorações, a Prefeitura preparou uma programação especial durante todo o dia. 
 
Ao todo, já foram realizadas 60 ações alusivas à data comemorativa, incluindo inaugurações, atraçoes culturais e shows musicais no Largo da Cohabinal. “Quero parabenizar a nossa cidade pelo seu crescimento. Parnamirim é atualmente a cidade que mais cresce no Nordeste e com certeza o município tem muito o que comemorar nesta data”, destacou o prefeito Rosano Taveira.
 
A data marca seis décadas da história de uma cidade que é a terceira maior em população do Rio Grande do Norte (atrás de Natal e de Mossoró). Parnamirim, que em tupi significa "rio volumoso pequeno", congrega hoje em seu entorno águas caudalosas de um desenvolvimento social, econômico e cultural perene. 
 
Parnamirim nasce nos ares, em meio à aventura da aviação civil no Brasil. Surge como território de Natal, porém passa a categoria de vila no ano de 1943. Nesse período, desenrolar da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), o  Governo Vargas assina um acordo de defesa mútua, cedendo terras nordestinas para a instalação de bases norte-americanas. 
 
Por decreto foi criada a Base Aérea de Natal, dando impulso ao surgimento de Parnamirim. Pela localização estratégica, a base de um triângulo que apontava para o norte da África e o sul da Europa, Parnamirim Field foi identificada pelos americanos como "Trampolim of Victory" (Trampolim da Vitória). 
 
 Em 03 de setembro de 1948, o município torna-se distrito. Em 1973, através de Lei nº 4.278, Parnamirim muda de nome para Eduardo Gomes, Brigadeiro do Ar de importante papel na Segunda Guerra. Mas, em 06 de Outubro de 1984, em Lei nº 5.601, o município volta a ser chamado de Parnamirim. 
 
O primeiro administrador de Parnamirim foi Josafá S. Machado e em 17 de dezembro de 1958, Parnamirim vive o processo de emancipação política, tendo como prefeito nomeado pelo governado do Estado, Deoclécio Marques de Lucena. 
 
Confira programação completa:
 
8 HORAS
Entrega de viaturas pelo Governo do Estado para a SESDEM, Polícia Militar e Semsur
Local: Centro Administrativo/ Avenida Castor Vieira Régis - Cohabinal
 
9 HORAS
Descerramento da placa de inauguração do Esquadrão Águia
Local: Rua Bolívia, s/n, Passagem de Areia
 
 15h30
Assinatura da ordem de serviço para a instalação de iluminação de led
Local: Sala de Reuniões no Centro Administrativo/ Av. Castor Vieira Régis – Cohabinal
 
 16h
Sanção das seguintes Leis: 
   - Guarda Municipal;
   - Criação de Cargos para concurso da Saúde e Assistência;
   - Bolsa de iniciação artística da Fundação Parnamirim de Cultura;
   - Reajuste salarial para agentes comunitários e de endeias
Local: Sala de Reuniões no Centro Administrativo/ Av. Castor Vieira Régis – Cohabinal
 
 17h
Entrega das ambulâncias do SAMU
Local: Centro Administrativo, Av. Castor Vieira Régis – Cohabinal
 
 19h Show com Dorgival Dantas, Walkiria Santos e Thullio Milionário