Pinto Júnior

23/10/2017 17h08
 
Palco, música e convidados especiais compõem o cenário desta quarta-feira (25), no Teatro Riachuelo, a partir das 20h. A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, através do projeto “Quartas Clássicas” se apresenta com dois convidados especiais: o solista Ronedilk Dantas, junto ao seu violino e o maestro búlgaro, Dian Tchobanov. Na direção artística, Linus Lerner.
 
Aos que garantiram o primeiro lote pela internet, os ingressos podem ser retirados nesta segunda (23) e na terça-feira (24), na Fundação José Augusto, das 13h às 16h. O lote esgotou em tempo recorde de quatro minutos, mas, para quem não conseguiu a entrada, no dia da apresentação, quarta-feira (25), os ingressos serão distribuídos ao público, a partir das 12h, na bilheteria do Teatro Riachuelo.
 
A Orquestra Sinfônica do RN é patrimônio imaterial do Estado do Rio Grande do Norte e, para a sua manutenção, conta com patrocínio do Cemitério e Crematório Morada da Paz, Colégio CEI Mirassol, da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado, Prefeitura do Natal e Unimed Natal, através da Lei Djalma Maranhão, além do apoio cultural do Teatro Riachuelo, Opus Promoções, Hotel Red Roof Inn, dos restaurantes Camarões, Poti e La Cachette. A realização é responsabilidade da Fundação José Augusto e Mapa Realizações Culturais.
 
A  OSRN segue temporada 2017, com o VII Concerto Oficial, através dos projetos Movimento Sinfônico e “Quartas Clássicas”. No repertório desta semana, clássicos de Felix Mendelsohn (1847) e Camille Saint-Saëns (1921).
 
Convidados
 
(Solista) Ronedilk Dantas iniciou seus estudos musicais em 1979, em João Pessoa, ingressando no ano seguinte no curso de Extensão da Universidade Federal da Paraíba, onde dedicou-se ao violino sob orientação do professor Yerko Tabilo, tornando-se bacharel em Música no ano de 1994. Ao longo de sua formação, participou de vários festivas nacionais e internacionais, tendo oportunidade de ser orientado por mestres como Erich Lehninger, Elisa Fukuda, Sidney Harth, Robert McDuff, Imanuel Wilheim, Paulo Bosísio e Violeta de Gainza, nas áreas de violino, prática de orquestra, música de câmara e musicologia, além de vencer concursos na área. Atualmente, é professor de violino da Escola de Música da UFRN.
(Maestro) Dian Tchobanov é natural da Bulgária, com mestrado na State Musical Academy (Sofia) em 1997 e da Universidade de Música de Viena (Uroš Lajović - direção da orquestra e Konrad Leitner - correlação) em 2001. Realiza concertos e performances de ópera em diversas cidades da Europa, como Viena, Verona, Budapeste, Frankfurt, Estugarda, Meiningen, Amsterdã, Roterdã, Den Haag, Antwerpen, Eindhoven, Praha, Zagreb, Rijeka, Skopje, Porto, Palermo, Sofia e bem como em Israel, Grécia, além dos Estados Unidos, Brasil e China. Atualmente, é maestro convidado permanente na ópera nacional Zagreb e já venceu o Prêmio Plovdiv.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).