Prof. Aderson Freitas Barros

22/08/2015 14h06
O diploma de ensino superior continua sendo um bom aliado na batalha por uma vaga no mercado de trabalho. 
No entanto, não deve ser o único diferencial de quem deseja iniciar ou alavancar a carreira e ocupar um bom cargo. Afinal, o grande número de profissionais graduados e o elevado nível de qualificação exigido pelas empresas tornam o ingresso no mercado cada vez mais desafiador.
 
Para ajudá-lo a vencer a ampla concorrência e as exigências das organizações, separamos algumas dicas importantes. Confira:
Caso ainda esteja cursando a graduação, o conselho é acrescentar à sua formação experiências práticas e contatos com profissionais experientes. 
 
Essa vivência prática é fundamental para tornar o universitário mais bem preparado para o dia a dia no mercado. Ex. participe de atividades extras e workshops, cursos, seminários...
 
Identifique quais as competências que você precisa aprimorar para conseguir a vaga na área desejada. Se você fez ou está fazendo uma graduação ligada à Tecnologia da Informação, por exemplo, vale a pena investir em cursos rápidos nas áreas de análise e desenvolvimento de sistemas, programação de redes, desenvolvimento de websites, entre outros.
 
Aprofundar seus conhecimentos em campos distintos também é uma ótima iniciativa. Se você tem simpatia por um tema que não possui ligação direta com a sua carreira, mas lhe dá prazer e pode complementar a sua atuação profissional, não deixe de estudar e procurar novas informações a respeito.
 
Dominar ao menos uma segunda língua já é requisito básico para conseguir melhores oportunidades profissionais. 
 
O inglês continua sendo o mais solicitado, mas outros idiomas, como;espanhol, francês, mandarim e alemão também são muito bem avaliados pelas empresas e podem garantir pontos significativos num processo de seleção.Invista em sua capcitação
Se a grana está curta para investir em sua capacitação, tem solução. 
 
Existem vários portais (sites) que você encontra programas de qualificação organizados em categorias ligadas a diferentes áreas de conhecimento. 
 
São cursos grátis, com material bastante completo e com certificado de conclusão opcional. Confira e aproveite.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).