Unidades de Conservação do Rio Grande do Norte são destaque no Avistar

14/05/2024 11h37


Unidades de Conservação do Rio Grande do Norte são destaque no Avistar

Foto: Reprodução / Idema
 
O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – Idema e da Empresa Potiguar de Promoção Turística S.A - Emprotur, participa nos dias 17, 18 e 19 de maio, da 17ª Edição do Encontro Brasileiro de Observação de Aves - Avistar 2024, em São Paulo. Realizado desde 2006, o evento é composto por vários módulos, como feira de turismo de observação, congresso, exposições artísticas e culturais, passarinhadas, entre outros.
 
O Idema será representado no Avistar pelo Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC) com um estande institucional, além da apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos pelos pesquisadores-bolsistas do convênio entre o Instituto e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do RN (Funcitern).
 
No decorrer do evento, o Governo estará presente na Feira de Produtos e Serviços, um ponto de encontro vital para o turismo de observação de aves. Dezenas de expositores apresentarão os principais destinos de birdwatching, bem como criações artísticas e de design inspiradas na natureza. Secretarias de Turismo, tanto estaduais quanto municipais, hotéis, lodges e destinos de observação estarão entre os expositores.
 
Para o pesquisador-bolsista e coordenador do NUC/Idema, Ilton Soares, o evento é uma oportunidade valiosa para promover a conservação da nossa biodiversidade e para fortalecer o turismo sustentável em nossas Unidades de Conservação. “Ao visitar nossas áreas protegidas, os turistas têm a oportunidade de se conectar com a beleza natural, aprender sobre a importância da conservação e vivenciar a biodiversidade em seu habitat natural. Além disso, o turismo ecológico nas UCs contribui para a geração de renda local, o desenvolvimento sustentável das comunidades e a proteção dos ecossistemas frágeis”, comentou o coordenador.
 
O diretor-presidente da Emprotur, Raoni de Fernandes, destaca a importância do Encontro. “Participar de eventos como o Avistar nos coloca em networking com operadores que trabalham com o segmento birdwatching e proporciona uma melhor compreensão de como podemos melhorar nosso posicionamento no mercado dentro dessa temática tão importante para proteção de aves em processo de extinção da Caatinga e associar a uma promoção responsável de destino”, afirmou o presidente.
 
Na ocasião, o Rio Grande do Norte apresentará as potencialidades e iniciativas voltadas para o turismo de observação de aves desenvolvidas no Parque das Dunas, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão e na área onde será criada o Refúgio da Vida Silvestre Serra das Araras.
 
O RN possui uma importância significativa como rota migratória para as aves limícolas. Esse fato tem sido amplamente debatido e comprovado por pesquisadores e amantes da natureza. Ao longo dos anos, a Unidade de Conservação potiguar Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão - RDSEPT foi apontada, cientificamente, como área de relevância para as aves limícolas migratórias, ganhando um importante reconhecimento internacional. Também será destaque no evento o Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves”, com o projeto Vem Passarinhar, além da apresentação do Refúgio da Vida Silvestre Serra das Araras, em fase de criação.
 
Programação
 
A programação do evento é pautada por diferentes eixos: científico, conservação, turismo, natureza e saúde, inclusão e até um exclusivo para as crianças, que contam com uma programação especial com cerca de oito atividades diferentes, como pinturas ao vivo e bingo com a temática das aves.
 
O evento também promoverá oficinas ensinando como montar um identificador de aves pelo canto, através da configuração de um computador e um microfone que juntos são capazes de gravar as aves do entorno e publicar uma lista com as espécies.
 
Outra novidade do Avistar 2024 é um workshop de Turismo de Natureza promovido pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com o intuito de fomentar o debate sobre o potencial brasileiro como destino internacional de observação de aves.
 
Serviço
 
Avistar 2024
 
Data: 17, 18 e 19 de maio
Horário: a feira tem início às 9h, do dia 17
Local: entre a Praça do Relógio e o Instituto de Psicologia, no campus da USP
Endereço: Avenida Professor Melo Moraes, 1777, no Butantã, em São Paulo
Informações: veja a programação completa no site do evento: www.avistarbrasil.com.br/av20/
 

Fonte: Assecom / Idema