Aos 75 anos, morre Betinho Rosado ex-deputado federal

12/04/2024 09h19


Aos 75 anos, morre Betinho Rosado ex-deputado federal

Foto: Reprodução
Na manhã desta sexta-feira (12), a política do Rio Grande do Norte viu um dos seus mais conhecidos nomes partir. Aos 75 anos, morreu o ex-deputado federal Carlos Alberto de Souza Rosado, mas conhecido como Betinho Rosado. 
 
A informação foi confirmada pelo filho de Betinho, o também ex-deputado, Beto Rosado. Emocionado, Beto falou sobre a luta do pai durante seus últimos dias e da sua trajetória como homem público. 
 
"Eu tenho tranquilidade de que ele [Betinho Rosado] viveu uma vida plana, 75 anos, muito trabalho, muita dedicação, muito cuidar. Eu sempre olho uma frase do poeta Leon Tolstói que dizia 'Canta a tua aldeia e serás universal' e foi isso que Betinho Rosado fez a vida inteira, ele cantou a aldeia dele, Mossoró, Rio Grande do Norte", declarou emocionado Beto Rosado. 
 
Betinho Rosado estava internado desde o último dia 04, no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. O velório de Betinho Rosado vai acontecer na Igreja do Perpétuo Socorro, a partir das 9h. Seu sepultamento ocorrerá no Cemitério São Sebastião, às 16h. Devido a morte de Betinho Rosado, a Prefeitura de Mossoró decretou três dias de luto oficial. 
 
Betinho Rosado
 
Nascido em Mossoró, Betinho Rosado é filho de Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia, que foi prefeito de Mossoró e governador do Rio Grande do Norte. Com a política no sangue, Betinho entrou para a vida pública seguindo os passos do pai.
 
Como homem público atuou como secretário estadual de Trabalho e Ação Social, no governo de José Agripino Maia. Em 1994, foi eleito deputado federal pela primeira vez, sendo reeleito em 2002, 2006 e 2010. Betinho também foi secretário de Agricultura, da pecuária e da Pesca do RN. Além de ter atuado como professor acadêmico na Esam (antiga Ufersa).