Combate a fraudes: Anatel lança nova tecnologia para combater chamadas falsas

27/03/2024 09h55


Combate a fraudes: Anatel lança nova tecnologia para combater chamadas falsas

Foto: Reprodução

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nunciou que vai lançar hoje (27/03) um novo serviço com o objetivo de inibir chamadas falsas. O comunicado foi feito durante entrevista do presidente da instituição, Carlos Manuel Baigorri.

A medida será implementada considerando que serviços de telemarketing com ligações indesejadas que podem sugerir fraudes são cada vez mais comuns diante de tantas pessoas que fazem uso de aparelhos de celular.

“Atualmente, criminosos conseguem fazer chamadas falsas, simulando números reais de bancos oficiais, inclusive emitindo falsos documentos que são enviados também por e-mail. As ligações falsas tem o objetivo de captar dados de cartões de credito, vender produtos, entre outros. Lamentavelmente muitas pessoas caem nesse tipo de golpe”, explicou o presidente.

Ainda em fase de teste, a Anatel, reuniu 25 operadoras de telecom para iniciar o processo de autenticação de chamadas com a tecnologia conhecida como stir shaken.

O sistema depende da adesão e colaboração das empresas para atestar procedência da chamada e garantir uma identificação clara do número que está chamando.

Fonte: Da Redação do PN, Marclene Oliveira (Com informações do Metrópoles)