Sesap fortalece ações voltadas para o programa de Vigilância da Qualidade da Água

19/03/2024 11h04


Sesap fortalece ações voltadas para o programa de Vigilância da Qualidade da Água

Foto: Divulgação/Sesap
 
Na próxima sexta-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, com o objetivo de ampliar a discussão sobre o abastecimento, a conservação e a importância de se preservar esse recurso natural. 
 
Dentro do tema, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) atua em todo o Rio Grande do Norte com o Programa de Vigilância da Qualidade da Água (Vigiagua). Implantado em 2004, ele visa garantir à população potiguar o acesso à água de qualidade para o consumo. Sob a responsabilidade da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam), a Sesap auxilia os municípios na implantação das ações do programa, treinando técnicos e distribuindo ferramentas para coleta de amostras, entre outras medidas. Em 2023, por exemplo, mais de 10 mil amostras de água colhidas no estado foram analisadas pelos laboratórios regionais e Central de saúde pública.
 
Os parâmetros analisados pelo Vigiagua, que está presente em 148 dos 167 municípios do RN, indicam se a mesma pode ser consumida sem comprometer a saúde de quem faz uso. Para isso é monitorada a turbidez, que pode ser um indicativo de presença de partículas em suspensão na água, parâmetros microbiológicos como coliformes totais que indicam presença de bactéria Escherichia coli, que é um indicador de contaminação fecal que pode causar várias doenças na população.
 
Programação
 
Para marcar o Dia Mundial da Água, o Governo do Estado realiza até sexta-feira a Semana da Água, que este ano tem por tema "A Água nos Une, o Clima no Move". O evento é coordenado pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), em parceria com várias secretarias do Governo, entre elas a Sesap.
 
Para o período, a Sesap, por meio da Suvam, promove oficinas do Vigiagua em todas as regionais de saúde, reunindo técnicos das vigilâncias municipais e regionais de saúde. Aline Rocha, subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, explica que "as oficinas regionais têm por objetivo a construção de um plano de ação regional para fortalecimento das ações do Vigiagua nos municípios potiguares. Este programa desenvolve diversas ações com o objetivo de garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade adequada com a finalidade de reduzir a morbimortalidade por doenças de veiculação hídrica”.
 
As oficinas programadas pela Suvam tiveram início nesta segunda-feira (18), pela região Agreste, e seguem neste dia 19 com o Oeste e a Região Metropolitana. No restante da semana, sequencialmente, serão feitas atividades para o Mato Grande/Litoral Norte, Seridó, Alto Oeste e Trairi/Potengi. 
 
Finalizando as ações, a Suvam realiza nos próximos dias 25 e 26, o monitoramento de agrotóxicos em água para o consumo humano. Os técnicos vão realizar coletas de amostras de água nos municípios de Baía Formosa, Canguaretama, Goianinha, Nísia Floresta e Vera Cruz. As amostras coletadas serão enviadas e analisadas pelo Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen).
 

Fonte: Sesap