Governo Federal lança primeiro campus do ITA no Nordeste

19/01/2024 10h31


Governo Federal lança primeiro campus do ITA no Nordeste

Foto: Divulgação/ITA

 

A pedra fundamental do primeiro campus avançado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Nordeste será lançada pelo Governo Federal, nesta sexta-feira (19/01), por meio do trabalho integrado dos ministérios da Educação (MEC) e da Defesa (MD).

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa do ato, ao lado dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Defesa, José Mucio Monteiro, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno.

As novas instalações serão construídas na Base Aérea de Fortaleza (CE), onde ocorrerá a cerimônia de lançamento e assinatura do decreto de implantação do novo campus. O campus avançado do ITA no Ceará será a segunda unidade do Instituto e a primeira fora da cidade de São José dos Campos (SP). A assinatura do decreto formaliza a criação do campus cearense, a fim de possibilitar as reformas e ampliações para plenas atividades em 2027. Essa unidade abrigará dois novos cursos estratégicos e inovadores, que não são lecionados no município paulista: Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas.

A ideia do governo é que o vestibular para os dois cursos ocorra ainda em 2024. Sua primeira turma deverá ser acolhida, em 2025 e 2026, no campus de São Paulo — e, em 2027, as atividades serão passadas para a unidade do Ceará.

 

Fonte: agência gov