Natal terá o 1º Fórum Potiguar da Bicicleta

15/08/2023 06h23


Natal terá o 1º Fórum Potiguar da Bicicleta

Foto: Divulgação/STTU

 

Técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana e o Coletivo em prol da Mobilidade Ativa se reúnem nesta terça-feira (15), às 9h, no IFRN – Campus Rocas. Na pauta, os preparativos para realização da Semana Nacional de Trânsito, o Dia Mundial Sem o Carro e o 1º Fórum Potiguar de Bicicleta.

Para isso, o evento reunirá entidades como o Ciclo Comitê Popular, ACIRN, Bike Anjo, IFRN, UFRN, UERN, CETRAN, CPRE, PRF, SEL, SETUR, Bombeiro, Guarda Municipal e demais entidades afins de colaborar.

De acordo com o diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito e arquiteto, Carlos Milhor “o sucesso nos eventos em tela depende da parceria entre os diversos atores sociais, instituições públicas e as organizações da sociedade civil. “A ideia é que cada entidade apresente sua proposta para os eventos e que essas propostas farão parte do 1º Fórum Potiguar da Bicicleta.”

A Semana Nacional do Trânsito, o Dia Mundial Sem o Carro e o 1º Fórum Potiguar da Bicicleta – acontecem entre os dias 18 e 25 de setembro. O evento está inserido dentro do protocolo da Organização das Nações Unidas com foco na redução do número de mortes no trânsito através do Programa Visão Zero. E neste cenário, Natal é uma das capitais que tem atuado de forma permanente na conquista de indicadores cada vez menores no número de sinistros com vítimas fatais na mobilidade.

Ainda de acordo com Carlos Milhor “em 2010, a ONU lançou uma campanha mundial para redução de mortes no trânsito e a bicicleta foi eleita o símbolo da luta em prol de vias mais seguras. Portanto, houve um foco na mobilidade ativa composta por ciclistas e pedestres justamente por serem os atores esquecidos nos projetos de sistemas viários durante muitos anos. As cidades foram desenhadas para o automóvel e atualmente passam por um processo de requalificação das ruas para que pedestres e ciclistas tenham de fato seus espaços de circulação garantidos e seguros.”

“O caminho é longo e precisamos unir esforços para um trânsito mais seguro. É com esse intuito que em 2023 estamos preparando um Fórum Potiguar da Bicicleta, com a intenção de realizarmos diversas ações que envolvem a sociedade no processo”, destaca o arquiteto e urbanista.

 

  

Fonte: Prefeitura do Natal