Encontro de Planejamento Estratégico 2023 da Enfermagem acontece em Natal, até esta sexta (10)

09/03/2023 11h27


Encontro de Planejamento Estratégico 2023 da Enfermagem acontece em Natal, até esta sexta (10)

Foto: Potiguar Notícias

 

Visando refletir e decidir sobre os caminhos, no contexto das articulações políticas, a luta para garantir lutas como o piso salarial e a jornada de trabalho dos profissionais da enfermagem, o encontro da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), acontece de 08 a 10 de março, na sede do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Norte (Sindern), com a presença de  Solange Caetano, presidente da FNE, do presidente do Sindern, Luciano Cavalcanti, e ainda de dirigentes da categoria de diferentes estados do Brasil.

Divulgação/Sindern

(Crédito: Divulgação/Sindern)

De acordo com Solange Caetano, o encontro delibera ainda sobre as importantes pautas sobre os desafios que os enfermeiros devem enfrentar este ano em todo o país, como afirmou em entrevista ao PotyCast, do Potiguar Notícias, na manhã desta quinta-feira (09/03).

“Todos os sindicatos filiados estão presentes nesse encontro para pensarmos de forma conjunta em estratégias que possam proteger o profissional da enfermagem, e isso é extremamente importante porque forma uma rede de proteção junto às articulações políticas para os próximos períodos, além de buscamos negociar a nível federal, também buscaremos nos aproximar das gestões estaduais, para troca de experiências, por exemplo, até para servir como parâmetro para a nossa luta de implementação do piso em todos os municípios do país”, garantiu Solange.

A presidente garantiu que o piso salarial da categoria será uma realidade ainda este ano. E que a federação se empenhará na jornada de trabalho de 30 horas, a aposentadoria especial e a preservação da saúde dos trabalhadores da enfermagem.

“O profissional da enfermagem é aquele o que pensa na sociedade e no bem-estar da população”, enfatizou.

Além disso, a Federação pretende atuar junto a Organização das Nações Unidas (ONU) apresentado propostas que objetivam a proteção da mulher de uma forma geral, mas também, especialmente, a mulher que atua na enfermagem.

 

Fonte: Da Redação do PN