Leila Fernandes fala sobre o papel da Empretec e empreendedorismo feminino: "Agente transformador"

01/04/2022

Por: Jessyanne Bezerra

 

Em entrevista para o Jornal Potiguar Notícias 1º Edição, a gestora da Empretec, Leila Fernandes fala sobre a independência financeira da mulher, empreendedorismo e o papel do projeto na vida das pessoas.

O Empretec é um programa desenvolvido pelo Sebrae, que possui como objetivo principal a capacitação de empreendedores, desenvolvendo técnicas para aprimorar o empresariado. A gestora salienta que: “É uma metodologia de desenvolvimento de características e comportamentos empreendedores, então é a base do fomento ao empreendedorismo”.

O Sebrae é a única instituição brasileira a ter autorização para essa capacitação. Leila Fernandes explica que o empreendedorismo feminino cresce cada vez mais com o incentivo certo, se tornando o caminho para a mudança de vida das mulheres.

Sobre isso, a gestora disse: "Sabemos que tem chefe de famílias mulheres, mulheres em situação de vulnerabilidade e o empreendedorismo é o meio para que essas mulheres possam sair dessas situações”.

O cenário regional da economia tem apresentado recuperação em sua rotatividade do mercado. E, grande parte desse feito tem sido atribuído ao fomento e capacitação do empresariado potiguar. “O empreendedorismo feminino vem crescendo muito nos últimos anos. No estado, chegamos a ser 52%”, afirmou Leila.

Ainda discorrendo sobre a importância do seminário para a economia do Rio Grande do Norte, Leila Fernandes ressaltou o papel do projeto: “Então para quem já está no mercado, para que estão a frente de seus negócios para poder crescer, expandir, gerar mais emprego e ser reconhecida pelo seu negócio”.

Sendo um dos meios adotados e disponibilizados pelo Sebrae, o projeto apresenta grande mudança no meio empresarial local, sendo um potencializador econômico. “O empretec tem um papel muito transformador. Nossas pesquisas apontam que 86% das empresas dos gestores, que fazem o Empretec, um ano depois eles conseguem aumentar o faturamento dos seus negócios em 30%”, ressaltou a gestora.

Para saber mais, veja a entrevista completa acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=zH2fIKJJ0Kk&t=1087s