“Lula é o que melhor reflete o sentimento do povo brasileiro”, afirma Alckmin

24/03/2022


Foto: bbc.com

 

Em seu discurso de filiação ao PSB, nesta quarta-feira (23), Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, enalteceu as qualidades do ex-presidente Lula, com quem provavelmente vai estabelecer uma composição de chapa na corrida ao Palácio do Planalto deste ano. A inserção do ex-tucano no quadro da legenda representa um passo decisivo na aliança entre os antigos adversários. 

 

Durante sua exposição, Alckmin, que disputou a eleição presidencial de 2006 contra Lula, enalteceu a trajetória do petista, associando-o à própria concepção de democracia. "Nós temos que ter os olhos abertos para enxergar a humildade, para entender que ele (Lula) é hoje aquele que melhor reflete e interpreta o sentimento de esperança do povo brasileiro. Aliás, ele representa a própria democracia, porque ele é fruto da democracia". 

 

Ainda promovendo comentários apologéticos a Lula, Alckmin salienta que uma eventual vitória do ex-mandatário nas urnas será importante sobretudo para o âmbito econômico, além de representar um reordenamento na política externa do país. "Não tenho dúvida de que o presidente Lula, se Deus quiser eleito, vai ver inserir o Brasil no cenário mundial. Vai alargar, alargar o horizonte do desenvolvimento econômico e vai diminuir essa triste diferença social que nós temos no país”, disse o ex-tucano. 

 

Apesar de ainda não terem ratificado o conchavo político entre Lula e Alckmin, PT e PSB devem caminhar juntos nas eleições majoritárias. Nesse sentido, a presença na cerimônia de lideranças do PT, como a deputada Gleisi Hoffmann, presidente da legenda, do senador Paulo Rocha, e do líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes, representa um sinal de acerto pelos dois partidos.