Estadual: América vira jogo contra o Força e Luz e se classifica para a final do 1º turno

07/02/2022

Por: Zidney Marinho
Foto: Canindé Pereira / América FC

 

Na tarde deste domingo (6), em jogo válido pela semifinal do 1º turno do Campeonato Potiguar, América e Força e Luz se enfrentaram na Arena das Dunas. O Alvirrubro levou a melhor, vencendo por 3 x 1, de virada. Teve polêmica no gol de empate americano, quando o árbitro Leandro de Sales Barchz marcou pênalti por entender que a bola bateu na mão de Edson, zagueiro do Time Elétrico.

Mesmo com a vantagem do empate, o América começou pressionando o Força e Luz. Aos 5 minutos, William Marcílio arriscou de fora da área, obrigando o goleiro Odair a fazer boa defesa, jogando a bola para escanteio. Na cobrança, Araújo desviou com perigo e a bola passou por cima do gol. Em contra-ataque rápido do Time Elétrico aos 23 minutos, a bola sobrou para Pernambuco, que avançou, invadiu a área e foi derrubado. O árbitro marcou o pênalti. Confira o lance abaixo:

Vídeo: Band RN

Edson Kapa foi para a cobrança e colocou o Força e Luz em vantagem. Mesmo escolhendo o canto certo, Bruno Pianissolla não conseguiu evitar o gol. Veja:

Vídeo: Band RN

Após o gol do Força e Luz, o América iniciou sua blitz pelo gol do empate. Aos 29 minutos, Elvinho chutou de fora área e a bola passou à esquerda da meta do Time Elétrico. Dois minutos depois, Elvinho levantou a bola na área e Zé Eduardo cabeceou com perigo à direita do gol. Aos 37, Leozinho cobrou falta lateral e o goleiro Odair se antecipou a Jean Pierre, evitando o gol americano.

O empate do América aconteceu no pênalti marcado aos 17 minutos do segundo tempo, quando William Marcílio cruzou na área e o árbitro Leandro de Sales Barchz interpretou que o zagueiro Edson cortou a bola com a mão. Confira o lance polêmico:

Vídeo: Band RN

Wallace Pernambucano foi o encarregado pela cobrança, empatando a partida. Assim como Bruno Pianissolla, o goleiro Odair também escolheu o canto certo, mas não conseguiu defender. Confira:

Vídeo: Band RN

Aos 29 minutos, o Força e Luz perdeu grande oportunidade de retomar a frente do placar. Em cobrança de falta na intermediária, Cairo cruzou na área e Nildo cabeceou, obrigando Bruno Pianissolla a fazer excelente defesa. Veja:

Vídeo: Band RN

Três minutos depois, o América encaixou um contra-ataque fatal, virando a partida. Téssio lançou Thiaguinho, que invadiu a área e rolou para o meio. Wallace Pernambucano fez o corta-luz, deixando Téssio livre para desempatar. Confira abaixo o gol da virada americana:

Vídeo: Band RN

Aos 36, Allef lançou Thiaguinho, que dominou de perna direita e fuzilou de perna esquerda, marcando o terceiro gol do América. Fim de jogo: América 3 x 1 Força e Luz. Veja abaixo o terceiro gol do Alvirrubro:

Vídeo: Band RN

Na final do turno, o América enfrenta o rival ABC que, no sábado (5), venceu o Potyguar CN por 2 x 0. Por ter a melhor campanha até agora, o Alvinegro terá o mando de campo da final e contará ainda com a vantagem do empate para se sagrar campeão do turno. Conforme recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) – e acatamento da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) –, o Clássico Rei será disputado com a presença exclusiva da torcida do time mandante – neste caso, o ABC.

A data, horário e local do jogo decisivo serão conhecidos ainda nesta segunda-feira (7).