Biblioteca Câmara Cascudo é reaberta ao público

15/12/2021

Por: Erta Souza
Foto: Ana Luíza Pinto
 
Após quase uma década fechada, a Biblioteca Estadual Câmara Cascudo foi reaberta nesta terça-feira (14). Administrada pela Fundação José Augusto (FJA), a reabertura da biblioteca espaço faz parte da campanha institucional Reviva Cultura, promovida pelo Governo do Estado. O evento contou com a presença da governadora Fátima Bezerra que cortou a fita na entrada do prédio e descerrou a placa ao lado do presidente da FJA, Crispiniano Neto.
 
Em seguida, a governadora falou com a imprensa sobre a felicidade de reabrir a biblioteca. “Doía demais porque, afinal de contas, é o governo de uma professora e era a maior biblioteca pública do estado fechada há tanto tempo, quase uma década”, disse Fátima Bezerra.
 
A governadora disse estar cumprindo o que prometeu: entregar até dezembro deste ano todos os equipamentos culturais. Nos últimos meses já foram pelo Governo do Estado: o Papódromo, a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (Edtam) e a Pinacoteca, todos da campanha Reviva Cultura.
 
Segundo Fátima, “foram investidos 2,5 milhões de reais para garantir à Biblioteca Câmara Cascudo seu pleno funcionamento”. A biblioteca ganhou um auditório e um espaço com computadores conectados à internet para que os frequentadores do local possam fazer suas buscas. 
 
O espaço ficou lotado. Autoridades políticas, militares e personalidades da área cultural participaram do evento que contou com diversas apresentações culturais como Recital da UBE/RN (União Brasileira de Letras), Recital Mulheres Entre Livros (SPVA), Cantoria Literária (com os violeiros Felipe e Helânio), Cascudianas (ator Rodrigo Bico) e show com a cantora Valéria Oliveira.