Governo do RN decreta situação de emergência por causa da seca

13/12/2021


Foto: G1

 

Governo do Rio Grande do Norte decretou situação de emergência por seca no território potiguar. O decreto foi publicado no Diário Oficial (DOE), neste sábado (11). A medida é válida por 90 dias e pode ser prorrogada ao final do período.

A decisão foi tomada pelo governo estadual mediante ao atual cenário dos reservatórios de água e da estiagem de chuva. Dos 167 municípios do Estado, 121 estão em condição de seca grave, outros nove em seca moderada e 37 em seca fraca.

De acordo com os números do Monitor de Seca, no Rio Grande do Norte houve avanço da seca grave no litoral norte e na região do Seridó, devido às anomalias negativas de precipitação. Os impactos são de curto e longo prazo em todo o estado.

"É o Estado com o maior número de Municípios em Seca Grave se comparado aos demais Estado do Nordeste e que tem como consequência também a incidência de diversas ocorrências de Incêndios Florestais", ressalta o governo estadual no decreto.

Durante o período de Situação de Emergência, o Rio Grande do Norte poderá contratar, mediante dispensa de licitação, as obras e os serviços que se mostrarem aptos a mitigar as consequências provocadas pela estiagem.