Café é produzido na Serra de Jaçanã e tem conexão com a Coopercacho

20/09/2021

Por: Andrezza Tavares
Foto: Andrezza Tavares
 
Você sabia que um dos cafés artesanais mais prestigiados do Brasil é produzido atualmente no território potiguar? O “Café Jaçanã especial de verdade” é produzido no Sítio Flores localizado na zona rural do município de Jaçanã, que fica localizado a 160,3 km de Natal/RN. No último sábado (18/09) a equipe de jornalismo do Potiguar Notícias, integrada pela presidente do veículo Irandi Pinto, pelo comunicador social Evandro Borges e pela jornalista Andrezza Tavares, realizou uma reportagem sobre a produção de café na mencionada Serra Potiguar. 
 
Com o nome de pássaro, Jaçanã se situa a 38,3 km do município de Santa Cruz/RN, terra sede da “Cooperativa Agropecuária Cacho de Ouro”  (Coopercacho) que tem como produção principal as culturas de cajú e maracujá. A cooperativa vem realizando um excelente trabalho com a produção e a comercialização da produção da agricultura familiar e recentemente está incentivando também a produção de café no Rio Grande do Norte.
 
O responsável pelo empreendimento de cafeicultura é o Casal Jeremias Fernandes de Castro e Helionam Maria Câmara de Sena que têm cultivado o Café Arábico vermelho e amarelo em um lastro de 14,5 hc de terra. Em entrevista à jornalista Andrezza Tavares, o produtor afirmou “que recentemente foram plantadas nove mil mudas de pés de café adquiridas em Barra da Choça (BA) e implantadas, com irrigação por gotejamento”. 
 
O gosto e a tradição da cultura do café e da torrefação foi herdada pela família do casal.  Sobre a relação de produção com a Coopercacho, “há boa expectativa” afirma o Presidente Expedito Alexandre que está “atento à experiência”. O produtor de café Jeremias Fernandes afirma que “Jaçanã é um lugar ideal para a cultura do café pois reúne o solo barroso que preserva a presença de água com o clima ameno da serra, essas características impulsionam a produção do café”.
 
Para a obtenção de maiores informações sobre a produção econômica do café e do turismo gourmet no Rio Grande do Norte, a administração do Café Jaçanã disponibiliza o contato (84) 98820-4852.

Fonte: Diogo Jeremias