Fotógrafos indígenas do RN debatem narrativas das diversidades nesta quinta

19/08/2021


 
 
 
Nesta quinta 19 de agosto às 19h, no dia mundial da fotografia, dois fotógrafos indígenas em contexto urbano do Rio Grande do Norte debaterão sobre fotografias das diversidades. O encontro acontecerá dentro da sexta live Conexões Fotográficas com a Diversidade na programação do Festival daFoto!Potiguar 2021 promovido pelo Coletivo daFoto!
 
Damião Paz que mediará o encontro, é fotógrafo indígena potiguar de 35 anos, nascido em Poço Branco RN, atua entre a fotografia comercial e autoral, faz parte do Coletivo daFoto! e do movimento indígena em contexto urbano do Rio Grande do Norte. No seu trabalho documental, transforma o cotidiano em poesias imagéticas, registrando o potiguar na sua essência. Um resgate de suas memórias afetivas na construção de novas narrativas visuais.
 
Fábio de Oliveira, indígena em contexto urbano, graduado em bacharelado no curso de Audiovisual pela UFRN. Fotógrafo, videomaker, documentarista. Militante das questões indígenas e ambientais. Membro do sítio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe. Primeiro colunista indígena do RN pelo Potiguar Notícias. Através de suas produções audiovisuais, fotográficas e textuais vem fortalecer e disseminar valores identitários diversos e conscientização ambiental.
 
No encontro, as narrativas fotográficas de grupos subalternizados (LGBTQIA+, indígenas, terreiros, movimento negro, sociais dentre outros) ganham visibilidade e são fortalecidas através do bate papo com André Chacon (São Paulo), Davi Selton (Natal), Fábio de Oliveira (Natal) e Jessica Bittencourt(Natal) que dialogarão a cerca de como a fotografia atua como forma de expressão artística e as relações de respeito às diversidades e que são produções intelectuais. Além de depoimentos de fotógrafas e fotógrafos sobre como suas fotografias assumem um caráter de expressão e ativismo social.
 
O Coletivo da Foto que tem dois anos de existência dedicados a fotografia potiguar, vem promovendo diversos debates ligados as produções fotográficas por meio de diversas plataformas, seja pela própria fotografia, cursos, audiovisual, podcasts, publicação de artigos e livros. O coletivo está promovendo o Festival daFoto! através da Lei Aldir Blanc.
 
O diálogo ocorrerá via Youtube do Coletivo daFoto.