Profissionais do turismo concluem etapa da capacitação em língua espanhola

30/10/2020

Por: Imprensa do Governo do Estado do RN
Foto: Dra. Maria Trinidad Pacherrez Velasco (IFRN)

Na noite da última quarta-feira (28), ocorreu a conclusão de mais uma etapa do programa de capacitação em língua espanhola realizado por meio da parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Setur/RN) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa de Espanhol como Língua Estrangeira (Nupele) do IFRN, voltado para os para profissionais de turismo. O projeto conta com três turmas, das quais duas concluíram o segundo módulo e uma finalizou o primeiro.

As turmas estão divididas em três categorias: profissionais da hotelaria, bugueiros e artesãos. O curso completo é composto por seis módulos e a proposta do projeto é apresentar um conteúdo mais prático, com ênfase na conversação relacionada à sua vivência de trabalho, para que o profissional possa colocar rapidamente em prática o conteúdo absorvido. O projeto teve início em 2019 com duas turmas de 30 alunos cada e em 2020 iniciou a terceira turma, devido a pandemia as aulas passaram a acontecer virtualmente.

A secretária de turismo, Aninha Costa, abriu a solenidade que ocorreu de forma virtual. “Este é um belíssimo trabalho que estamos apenas iniciando. O potiguar sabe receber como ninguém e alinhar essa vocação natural com a qualificação, eleva a qualidade do serviço ofertado ao turista. Esta parceria é muito importante para o turismo do nosso estado, que possamos expandir essa ação e passar a mensagem para que mais profissionais do turismo compreendam a importância da qualificação”, ressaltou.

O projeto oferta três tipos de cursos: o Conoce, o Comprende e o Dime. A ação visa contribuir com a qualidade linguística em espanhol dos profissionais do segmento do Turismo, com conteúdos mais práticos, com ênfase na conversação relacionada à vivência no trabalho desses profissionais. “Buscamos fortalecer o aparato turístico que possa alavancar o crescimento da economia do RN e propiciar outros espaços de trabalho para os profissionais em língua espanhola que decidam preparar-se para tal. Que possamos seguir juntos nesse propósito até o sexto módulo”, ressaltou, a professora e coordenadora Maria Velasco.

Para o diretor do Campus Natal Central do Instituto Federal do RN, Professor Jonas Lemos, a parceria com a Setur é muito valiosa pois contribui diretamente para a economia do Estado. “Somos instituições públicas e devemos realizar cada vez mais ações conjuntas como essa. Espero que esse projeto possa se estender também para outras secretarias do Estado”, destacou.

A aluna Ana Eliza, que trabalha na hotelaria, contou como aprender o idioma espanhol tem transformado a sua vida e o seu trabalho. “Como é bom poder nos conectar com o hóspede, compreender qual é a sua necessidade. Agora me sinto muito mais segura e feliz no meu trabalho”, expressou.

O bugueiro Isan Carvalho também falou sobre o quanto o aprendizado tem melhorado sua forma de trabalho. “Eu estou muito feliz com essa oportunidade de aprender espanhol. Antes eu tinha medo e de me comunicar com os turistas, hoje eu consigo até contar piadas. Tenho até recebido gorjetas, coisa que não acontecia, pois não havia comunicação”.

O projeto é realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte e o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Espanhol como Língua Estrangeira (NUPELE) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN), do Sindicato dos Bugueiros do RN (Sindibuggy) e Programa Estadual do Artesanato (PROART-RN).

Fonte: Dra. Maria Trinidad Pacherrez Velasco (IFRN)