Portugal vence França e conquista Eurocopa pela primeira vez

10/07/2016


Foto: Reuters

Neste domingo, a seleção de Portugal venceu a França por 1 a 0 e conquistou pela primeira vez o título da Eurocopa. O gol, já no segundo tempo da prorrogação, saiu dos pés do reserva Éder, o herói improvável, que entrou no lugar de Renato Sanches para tentar brigar na frente depois que Payet "quebrou" Cristiano Ronaldo e o tirou de campo logo aos 24 do primeiro tempo, fazendo o craque deixar a partida na maca e chorando.

Um gol que calou o Stade de France com ampla maioria de torcida francesa. Um gol traumático para os anfitriões, que dificilmente será esquecido. E um gol histórico para os visitantes, que, com certeza, nunca irão se esquecer do disparo fatal de Éder, o matador.

Tento de um time valente, que jogou três prorrogações durante o torneio continental: contra Croácia, nas oitavas; contra Polônia, nas quartas; e agora contra os Bleus, na decisão. Triunfo de uma equipe que joga feio, mas se despede invicta e com a taça.

Agora, os portugueses fazem parte do rol dos campeões, que tem Alemanha (3), Espanha (3), França (2), União Soviética, Itália, Tchecoslováquia, Holanda, Dinamarca e Grécia.

As lágrimas de Cristiano, marca da decisão há 12 anos, desta vez misturaram dor pelo joelho destruído e a alegria de enfim acabar com a triste memória da derrota para a Grécia em casa, em 2004, quando o então garoto foi aos prantos no Estádio da Luz, em Lisboa, sendo consolado pelo técnico Luiz Felipe Scolari.

Fonte: Com informações do portal ESPN