Dra. Aline Leite Nogueira

16/04/2024 09h38
 
Exercício físico, o grande aliado na menopausa
 
A menopausa traz mudanças metabólicas importantes na vida da mulher e a atividade física possui íntima relação com sua saúde.
 
Na menopausa ocorrem alterações no peso e composição corporal, com maior distribuição de gordura na região abdominal e perda da massa magra. Essa mudança aumenta o risco de doenças metabólicas e cardiovasculares, como o diabetes, osteoporose e hipertensão. Muitas vezes, com a idade, diminuímos a prática da atividade física e, associado com a privação hormonal da menopausa, essas condições se agravam. Mas, por outro lado, as mulheres que se mantêm ativas ao longo da vida apresentam redução do risco de obesidade e de outras doenças.
 
Além dos exercícios físicos, as práticas de meditação e socialização ajudam na aceitação e busca por saúde. E claro, sempre acompanhada de profissionais especializados no assunto. 
O exercício aeróbico auxilia na prevenção das doenças metabólicas e cardiovasculares. Já os exercícios de força, como a musculação e o pilates, agregam na massa óssea e manutenção do equilíbrio.
 
A expectativa é de que até 2025 mais de 1 bilhão de mulheres tenham passado pela menopausa, fase essa que pode ser um turbilhão físico e emocional caso não seja bem aceita e assistida. E, com o aumento na expectativa de vida, a tendência é que uma mulher tenha mais tempo de vida pós menopausa do que os anos que teve de menstruação. Logo, vale muito à pena investir na longevidade saudável.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).