Dra. Aline Leite Nogueira

26/03/2024 10h35

 

Sangramento Uterino Anormal na Perimenopausa

 

Perimenopausa é a fase da vida da mulher que compreende o início dos sintomas climatéricos (em torno dos 40 anos) até um ano após a última menstruação.

Mais de 1/3 das consultas ginecológicas são por sangramento uterino anormal (SUA). Noventa por cento das mulheres na peri menopausa apresentam pelo menos um episódio de SUA e 78% apresentam pelo menos 3 episódios. É uma estatística muito alta para uma situação tão desagradável, que compromete a autoestima e qualidade de vida das mulheres.

 Ao considerar a relação mútua entre SUA, qualidade de vida e sexualidade, é necessário abordar a interação com mais outros fatores: sangramento (com/sem anemia), condições subjacentes (por exemplo, risco de câncer), tratamentos (eficácia, desconforto causado durante o procedimento), tratamento excessivo ou insuficiente (necessidade de realizar procedimentos cirúrgicos), idade e estado de menopausa (independentemente da SUA ou seus tratamentos) e a controvérsia sobre o impacto da histerectomia (em relação às técnicas de preservação do útero) na qualidade de vida e sexualidade.

O impacto da SUA deve ser visto no contexto mais amplo da transição da menopausa, uma fase marcada por mudanças hormonais, físicas, mentais, sexuais, biológicas e sociais e uma prevalência crescente de doenças não ginecológicas. Todas essas mudanças podem impactar negativamente a qualidade de vida e a sexualidade das mulheres.

Além das queixas físicas, o medo do câncer também é comum entre as mulheres com SUA. Todas as mulheres na pós-menopausa que apresentam sangramento querem ter certeza de que o câncer não é a causa. E se, mesmo sabendo que o sangramento é por doença benigna, se afirmarmos que após um tratamento mais conservador existe a possibilidade de 25% de recorrência, a maioria das mulheres prefere o tratamento imediato de lesões benignas em vez da vigilância, tamanho é o desconforto.

O objetivo do tratamento da SUA em mulheres na perimenopausa – após a exclusão de uma causa oncológica – é normalizar a perda de sangue menstrual e melhorar a qualidade de vida. E de que forma? Existe um amplo arsenal de tratamentos que vão ajudar a controlar e tratar essa situação tão desagradável. É só conversar com seu Ginecologista.

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).