Renisse Ordine

24/09/2020 12h28
 
Livro: ´Geena Eles Voltaram`, de  Geraldo Medeiros Jr,
 
 
O escritor Geraldo Medeiros Jr. faz uma releitura do comportamento da sociedade no livro “Geena Eles Voltaram”
 
Com temas voltados para a qualidade de vida e a compreensão do funcionamento da consciência humana, Geraldo Medeiros Jr, escritor e roteirista, cria no enredo de “Geena” um mundo em que se divide diante de um fato curioso e inesperado: A Ressurreição e o futuro da humanidade. 
 
O escritor lida com a temática da Ressurreição de uma maneira diferente a de outros autores e, em seu enredo, expõe a fragilidade humana diante do novo e a ganância governamental de utilizar-se de um momento de conflito para se beneficiar e manter a sociedade sobre o seu poder e domínio.
 
De modo misterioso, os mortos retornam à vida. Voltam, parecendo que nunca partiram e muito melhores fisicamente do que eram. Os humanos tentam se adaptar a essa nossa realidade, que não só é a alegria de matar a saudade de um ente querido, mas também, de passar a conviver com o caos econômico e social que essa situação inevitavelmente é gerada;
 
Uma releitura da sociedade, uma crítica social, de um modo de agir, que nunca muda e só é transferida de um tema para outro, sempre com os mesmos dizeres de ódio, o extremismo tanto das opiniões contrárias quanto a favor. Por um lado, os que defendem um relacionamento normal com os ressuscitados e à procura de uma solução pacífica e por outro lado, os que defendem a aniquilação para que tudo volte a ser como sempre foi.
 
Toda essa instabilidade mundial, provoca uma reviravolta na vida do personagem principal, o antropólogo, Rui Medeiros. Inesperadamente ele se vê no meio de toda a confusão, buscando defender o lado dos ressuscitados e se descobre peça chave da situação. Como em um tabuleiro, move-se por todos os lados, na tentativa de solucionar vários de seus questionamentos e principalmente descobrir a verdade da Ressurreição, e o que eles pretendem fazer na “Fase Final” e o que acontecerá ao mundo no momento em que esse fato acontecer. Essas perguntas o atormentam durante toda a história. 
 
Além disso, o autor explora a facilidade com os que os governantes, no caso Orozimbo Dias, induzem as pessoas a fazerem o que eles querem, com a ajuda de vários grupos que manipulam o pensamento do povo. Enquanto a população mundial se ataca sem medidas, deixa transparecer cada vez mais o espírito pequeno, incapaz de ouvir, perdoar e principalmente respeitar o próximo.
 
A leitura do livro é inquieta, não a terminamos sem repensar a nossa existência. De quanto tudo nessa vida tem uma razão de ser e o quanto somos frágeis diante de dificuldades e principalmente das mudanças. O autor coloca nesse enredo incrível diversas reflexões, sobre o amor e o ódio e principalmente o que somos nessa vida e para onde podemos ir com tantos instintos primários.
 
“Acreditamos que somos a Fase Adulta da espécie humana (...) Enquanto vocês lutam pelo poder, pela defesa de teorias e mais teorias e vivem em discórdia como fantasmas cheios de conhecimentos, nós simplesmente buscamos a paz.”
 
O escritor Geraldo Medeiros Jr está entre os autores dessa nova geração.  Nasceu em Recife e já tem registrado em sua carreira literária o Prêmio Literário SFX-2015, do estado de São Paulo, e conta com mais dez obras publicada no Wattad.com. 
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).