Andrezza Tavares

08/09/2019 18h39
 
 
 
 
Professores do IFRN sugerem livro para a leitura na Semana da Pátria
 
Por: Andrezza Tavares
 
No contexto de véspera do dia 7de setembro, dedicado à Independência do Brasil, Professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação Acadêmica do IFRN publicaram o livro "Educação profissional e contradições sociais: pontos e contrapontos". O lançamento da obra aconteceu no dia 05 de setembro, às 18:30h, no auditório Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão do IFRN, Campus Natal Central, na ocasião da programação de lançamento de livros do V Colóquio Nacional de produção do Conhecimento em educação profissional, evento com a coordenação geral pelo Professor Dr. Dante Moura.
 
A obra é um convite para pensar a sociedade e o trabalho a partir da perspectiva do paradigma emancipador. Esse movimento reflexivo é um interessante exercício para quem deseja na semana da pátria pensar sobre liberdades fundamentais, trabalho e cidadania. O contexto da independência do Brasil em 2019 renova a responsabilidade dos trabalhadores da educação com o desenvolvimento humano crítico, transformador, atento à sociedade e aos problemas dos povos, ressaltando o valor pedagógico da leitura do mundo e da sua construção democrática.   
  
 O livro organizado pelos Professores Dr. Mateus Nascimento e Dr. Moisés Silva tem for finalidade propiciar reflexões sobre o campo da educação profissional por meio de experiências acadêmicas que integram produção fotográfica, revisão bibliográfica e o campo humanístico. A fotografia é utilizada como dispositivo de comunicação e a educação profissional crítica é sinalizada como fundamentação teórica  dos 22 capítulos. 
 
O repertório de imagem fotográfica associado à reflexão conceitual sobre a categoria trabalho e educação busca desenvolver o olhar social sensível, o despertar da consciência crítica, a comunicação com responsabilidade social, o pensamento criativo, o gosto pela atividade acadêmica e docente comprometida com a transformação.
 
O Prefácio é de autoria da Dra. Andrezza Tavares do IFRN, a Introdução foi desenvolvida pela Dra. Francinaide Nascimento do IFRN e o Posfácio foi escrito Dra. Leila Salim Leal, do Departamento de Comunicação da UFRN. A publicação foi consubstanciada pela Editora da Faculdade Metropolitana Norte Riograndense (FAMEN).
 
O endereço eletrônico para acessar o livro  "Educação profissional e contradições sociais: pontos e contrapontos" é: www.editorafamen.com.br .
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).