Câmara Municipal de Mossoró concede título de cidadania a Antônio Gentil

24/09/2019


 
A Câmara Municipal de Mossoró aprovou o título de Cidadão Mossoroense ao empresário potiguar Antonio Gentil. De iniciativa do vereador Petras Vinicius, a comenda será entregue no próximo dia 27, em Sessão Solene, que celebrará ainda o pioneirismo do município em ter libertado seus escravos cinco anos antes da promulgação da Lei Áurea no país.
 
Na justifica à concessão do título, Petras Vinicius destaca o espírito empreendedor de Antonio Gentil, criador da Gentil Negócios, empresa administradora de franquias, que mantem em Mossoró e cidades vizinhas dez pontos de vendas das marcas O Boticário e quem disse Berenice?, empregando mais de 50 colaboradores e possibilitando ocupação e renda a mais de 2.600 revendedoras no canal de venda direta.
 
Antonio Gentil nasceu em Campo Grande, a 85 km de Mossoró. Aos dez anos veio para Natal onde desenvolveu suas atividades comerciais. Iniciou-se na Camisaria União, onde começou como serviços gerais e chegou a sócio-diretor. Depois, montou sua empresa, no final dos anos 80: uma revenda de confecções multimarcas e uma franquia de O Boticário.
 
Hoje, a Gentil Negócios é uma empresa especializada em administração de franquias, com lojas na Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão das marcas O Boticário, quem disse berenice?, e Swarovski, além de atuar com dois braços de negócios: a NE Gentil Portugal e a GN Varejo Digital.
 
Como liderança empresarial, Gentil presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN e Associação Comercial do RN; coordenou o Fórum Empresarial do RN e três convenções nacionais do comércio lojista realizadas em Natal; foi diretor da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
 
É fundador e mantenedor do Instituto Gentil (1995), instituição social que acredita no conhecimento como transformador de realidades; Sócio Benemérito do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; Vice-presidente do Instituto Câmara Cascudo; Comendador do Tribunal Superior do Trabalho; Comendador da Ordem Honorífica do Mérito Internacional do Descobridor do Brasil Pedro Álvares Cabral; Conselheiro Econômico e Administrativo da Arquidiocese de Natal; Diretor de Expansão da Junior Achievement dos Estados Unidos (em Natal); e tem cidadania honorária de Natal (RN) e São Luís (MA).