5ª edição dos Jogos ANEC inicia em 29 de agosto

23/08/2019

Por: Andrezza Tavares
Foto: Assessoria de imprensa Colégio Marista de Natal
     
     Entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, acontece no Rio Grande do Norte, a 5ª edição dos Jogos Escolares da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC/RN. A competição, que terá cerimônia de abertura realizada no Colégio Nossa Senhora das Neves, contará com a participação de mais de mil atletas integrantes das equipes das escolas católicas de Natal.
 
       Os Jogos ANEC proporcionam o intercâmbio desportivo e cultural entre os estudantes das Escolas Católicas, estimulando a boa relação entre a comunidade e exaltando a prática esportiva e cultural como importante pilar na formação humana. Baseado nos valores cristãos, a competição tem se firmado como o maior evento estadual da ANEC, reunindo e integrando educandos e educadores das Escolas Católicas por meio do esporte e da cultura. Para o Ir. José de Assis Elias de Brito, Coordenador Estadual da ANEC, “o esporte integra o projeto educativo de todas as Escolas Católicas e é uma dimensão fundamental a formação do bom cristão e do virtuoso cidadão, além de favorecer a construção de uma cultura de unidade e paz, uma vez que prioriza a pessoa, as relações, nos modos de ser do sujeito, na integralidade e na inteireza que mantêm corpo e mente saudáveis”. 
 
     Nessa edição, os participantes disputarão nove modalidades: futsal, basquete, voleibol, handebol, natação, xadrez, judô, caratê e ginástica. Para tal, eles serão divididos em quatro categorias: Festival, que confere medalha para todos os atletas, além de Mirim, Infantil e Juvenil, como competições regulares.  
 
    Competem nessa edição dos jogos, os atletas do Colégio Marista de Natal, Instituto Maria Auxiliadora, da Escola Dom Marcolino Dantas, do Colégio Nossa Senhora das Neves, do Colégio Salesiano São José e do Colégio Salesiano Dom Bosco. As disputas serão distribuídas nas praças esportivas das instituições católicas participantes.

Fonte: Assessoria de imprensa Colégio Marista de Natal