Mulheres do Bulls Potiguares dominam o Nordeste no Flag Football

06/04/2019


 
Derivado do Futebol Americano, o Flag Football tem alcançado um público cada vez maior em todo o Brasil. Apesar da utilização da bola oval, e da conquista de jardas como principal objetivo, o Flag Football é uma modalidade onde o contato físico é restrito, questão que faz com que os praticantes não precisem utilizar todos aqueles equipamentos de proteção.  
 
No Flag Football, as jogadas são paradas não na força, e sim na agilidade e esperteza. Ao invés de conseguir derrubar o adversário, o Flag propõe que o jogador puxe uma fita localizada na cintura do oponente. Com essa diferença, o Futebol Americano tornou-se mais acessível em todo o Brasil, inclusive no Nordeste.  
 
Com a organização do Flag Football como esporte, uma equipe dominou a região mais calorosa do país, e tem dado passos para conquistar seu espaço em outras terras. O time feminino de Flag do Bulls Potiguares atualmente possui a soberania nordestina.  
 
A trajetória do time feminino começou em 2016, quando a então equipe do Natal Corsários fez uma parceria com o Bulls Potiguares, e migrou as suas atividades para a tradicional equipe de futebol americano potiguar. Com a mudança, veio a evolução da modalidade. Naquele momento, o Bulls levantou a primeira bandeira do esporte feminino no Rio Grande do Norte. 
 
Com uma equipe recém-formada, as meninas disputavam jogos diante de times formados por homens, por conta da dificuldade em conseguir adversárias de outros estados, inclusive para disputarem torneios. Até que em 2018, foi disputado o primeiro torneio regional do Nordeste, sendo uma etapa da Liga Nacional, que acontece regularmente em outras regiões do país. Do Nordeste, as meninas do Bulls Potiguares sagraram-se campeãs.   
 
O título não trouxe somente a hegemonia na região, a conquista deu a vaga ao Bulls Potiguares na etapa nacional de Flag Football, disputada em São Paulo-SP, diante das melhores equipes do país. Com muita luta, a equipe conseguiu embarcar para a capital paulista, onde viveu dias de muito aprendizado. A competição trouxe esperança, principalmente para quem, anos antes, não possuía adversários para jogar dentro do próprio estado.
 
Com torneios programados para a temporada 2019 e novas equipes sendo formadas na região, o Bulls Potiguares almeja manter a soberania no Nordeste, e conquistar novamente a vaga para a etapa nacional.  
 
ESPAÇO PARA NOVAS MENINAS 
 
Apesar das conquistas do último ano, a comissão técnica pretende melhorar ainda mais o grupo de jogadoras. Para isso, o Bulls realizará, neste domingo (07), às 15h, no Conselho de Moradores de Candelária (CONACAN), a sua seletiva para novas jogadoras, em um processo conhecido no futebol americano como Try Out. A princípio, a comissão não exige que as meninas saibam jogar Flag Football, é necessário somente a vontade de aprender e a disposição para fazer parte da melhor equipe de Flag Football do Nordeste.  
 
O Try Out é aberto para mulheres de todas as idades, e tem taxa de inscrição no valor de 15 reais, que pode ser pago até o horário de início da seletiva. Para mais informações, basta enviar uma mensagem para o Instagram @bullsflagfeminino.