Movimento Cultural Antigos Carnavais traz sua banda para as ruas de Natal

02/02/2015


Ao som de marchinhas como ‘Ó Abre Alas’, ‘As Águas Vão Rolar’, ‘Cabeleira do Zezé’, ‘Cidade Maravilhosa’, milhares de pessoas em Natal poderão ‘re-viver’ o que há de melhor e mais tradicional no carnaval pelas ruas da capital potiguar. No dia 14 de fevereiro, nos bairros Cidade Alta e Ribeira, acontece o 14º Carnaval aberto, do Movimento Antigos Carnavais, que resgata a tradição do frevo e marchinhas, animação, fraternidade, que promete alegrar a natalenses e turistas que comparecerem ao evento.

A folia terá início às 13h30 e término às 19h. A concentração será no Bar do Zé Reeira (Cidade Alta), com banda de 40 músicos, carro de som, num percurso pelas ruas do bairro até a Ribeira. Os foliões poderão vir fantasiados e concorrerão a 14 premiações pelas melhores fantasias. Durante o trajeto haverá estandarte, boneca gigante e queima de fogos.

ENSAIO GERAL- Os foliões já poderão se divertir no ensaio geral, quer acontece no primeiro sábado de fevereiro (7), no Bar do Zé Reeira. O evento é gratuito e aberto ao público que deseja realmente incorporar o sentido carnavalesco.

MOVIMENTO ANTIGOS CARNAVAIS- O Movimento surgiu em 2002, a princípio com menos de cem pessoas, que se reuniram no Beco da Lama, em Cidade Alta. De lá para cá, o evento cresceu. A expectativa este ano é de um público superior ao do ano passado, com cerca de cinco mil pessoas. O evento, que já faz parte do calendário oficial dos festejos carnavalescos em Natal é a realização de um projeto do folclorista Gutenberg Costa, escritor e pesquisador da história do carnaval de Natal, que pôs em prática a ideia de criar uma festa que trouxesse o povo para brincar um carnaval legítimo, puxado por banda de frevo a sair pelas ruas de Natal. “O Movimento Antigos Carnavais foi pensado de modo a ser um evento popular, animado com marchinhas, frevos, a reunir pessoas de várias idades. Onde o folião sinta desfrutar o mais genuíno carnaval”, informou Gutenberg Costa. Este ano, integram a equipe de coordenadores do evento Gutenberg Costa, Adrovando Claro, Marcelo Duarte e Sarah Costa.  

 

 

PROGRAMAÇÃO:

07 de fevereiro- 12h30- Ensaio Geral -  Local: Bar do Zé Reeira, Cidade Alta. Espaço Cultural Ruy Pereira, avenida Rio Branco.

 

14 de fevereiro: Carnaval de Rua - Banda Antigos Carnavais 2015

13h30: Concentração: Bar do Zé Reeira- Espaço Cultural Ruy Pereira – Cidade Alta

15h: Saída

15h40: Passagem pelo Bar do Nélio- Rua Vigário Bartolomeu/ Ulisses Caldas – Cidade Alta

16h10: Passagem pelo Bar do Relógio do Sesc- Cidade Alta

17h30: Chegada: Bar do Djalma – Rodoviária velha/ Praça Augusto Severo- Ribeira.

19h: Encerramento (músicas carnavalescas ambiente)

 

Fonte: Adriana Brasil- Assessora de imprensa