Andrezza Tavares

30/07/2018 13h01

Waleska Barroso dos Santos Kramer Marques1
Andrezza Maria B. N. Tavares2
Francinaide de Lima Silva3

Colaborações do pensamento de Vigotski para a aprendizagem da Segunda Língua 

Aprender um idioma diferente da sua língua materna traz diversos benefícios para aqueles que adquirem conhecimento de um novo vernáculo. As vantagens ultrapassam a questão financeira, à medida que o domínio de outros idiomas, além de possibilitar uma maior ascensão no mercado de trabalho, contribui para o desenvolvimento do intelecto, tendo em vista que quem fala outra língua amplia a fluência verbal e a capacidade cognitiva, facilitando a expressão oral e a compreensão de forma geral. Além das vantagens acima mencionadas, a aquisição de um novo idioma pode ter também outros objetivos, como: utilizar o novo conhecimento nas atividades acadêmicas, melhorar a comunicação em viagens, ter melhor compreensão de seriados de TV e letras de músicas ou mesmo de manter a mente em constante atividade.

Figura 1

Fonte: https://fr.pngtree.com/freepng/building-on-earth_971789.html

Levando em consideração a importância do conhecimento em idiomas, busquei utilizar a Teoria de Vigotski no aprendizado de uma segunda língua, tendo como local analisado a sala de aula de um Curso da Rede Particular de Ensino na Cidade de Natal/RN. A pesquisa empírica foi realizada nas Escolas Watford, localizada na Avenida Prudente de Morais, 6267, no Bairro de Candelária. 

O Watford é uma escola particular que atua há 30 anos no ramo de Ensino de Línguas, tendo como missão o desenvolvimento de habilidades de comunicação em Inglês e Espanhol, através de uma metodologia lúdica e focada na conversação, que prioriza a interação entre alunos e professores, resultando no crescimento pessoal e profissional destes.

Figura 2: Sala de aula utilizada no ensino de idiomas

Fonte: acervo do autor (2018).

Liev Semiónovitch Vigotski nasceu em 1896, na Rússia. Apesar de ter morrido muito jovem de tuberculose, com 38 anos apenas, deixou grande contribuição no campo da linguística, das ciências sociais, da psicologia, da filosofia e das artes. Fez uma relação entre pensamento e linguagem, introduzindo uma perspectiva histórica na compreensão de como o pensamento se desenvolve e do que é, na verdade, o pensamento. Apresentou também uma teoria extremamente original e bem fundamentada do desenvolvimento intelectual, sendo a sua concepção de desenvolvimento considerada uma teoria em Educação. 

Para Vigotski o desenvolvimento humano segue uma evolução inacabada, tendo a linguagem a função principal de comunicação e de contato social. A relação entre a fala e o pensamento passa por várias mudanças, porém, vale ressaltar que o progresso da fala não é paralelo ao progresso do pensamento, eles chegam a atingir o mesmo ponto de desenvolvimento em determinado momento, fundem-se e por fim, se separarem novamente.

A criança, segundo Vigotski, necessita de possibilidades para adquirir novos conceitos e palavras a partir do contexto lingüístico geral, ou seja, na aquisição de um segundo idioma, é importante que se leve em consideração o que o aluno já sabe, sendo primordial a utilização dos conceitos gramaticais da sua língua materna para auxiliar no aprendizado. Portanto, o professor deve construir junto com o estudante novos conhecimentos baseados no que o aluno já sabe, sem ignorar seus saberes prévios e suas vivências anteriores. As relações sociais, o auxílio de instrutores e ou professores, como também a convivência com pessoas mais capacitadas e ou mesmo mais experientes, ajudam na aquisição e compreensão de um novo saber. 

Seguindo esse pensamento, Vigotski, criou atividades com crianças usando auxílio externo e percebeu que o aprendiz pode ir além do seu nível de desenvolvimento, o que ele denominou de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).   Esse conceito é bastante promissor para a prática pedagógica, tendo em vista que ressalta o papel fundamental da aprendizagem e das interações sociais para o desenvolvimento humano. A zona de desenvolvimento proximal é a distância existente entre o estágio de desenvolvimento atual e o potencial que o aluno pode atingir. O potencial máximo que o estudante é capaz de alcançar pode ser obtido com o auxílio de alguém com maior conhecimento no assunto estudado, podendo ser o professor (a), o pai, a mãe, o irmão (a) mais velho, o tio (a), ou até mesmo o colega de turma que esteja em um nível mais avançado na compreensão do idioma estudado. A ZDP fornece os indícios do potencial humano, de forma que os processos educativos fluam de maneira individualizada e sistemática, ela é uma verdadeira janela de oportunidade para a aprendizagem, sendo necessário que o professor a prepare e coloque em prática atividades de ensino-aprendizagem capazes de potencializar ao máximo essa janela.

Figura 3 Professora demonstrando seqüência estrutural de frase no novo idioma, levando em consideração a estrutura da língua materna dos alunos.

Fonte: acervo do autor (2018).

O professor é capaz de determinar a Zona de Desenvolvimento Proximal, ao observar as produções escritas e o nível de comunicação de seus alunos, levando em consideração o conteúdo visto em sala de aula e a capacidade do estudante de utilizar o que aprendeu em diferentes contextos. Os principais instrumentos que o educador pode utilizar para potencializar a janela de oportunidade são a linguagem e o contexto cultural, os quais são considerados por Vigotski, como já mencionado, como as mais importantes ferramentas ao serviço da aprendizagem e do desenvolvimento.

Figura 4 Anotações pessoais da aluna, de acordo com o conteúdo e explicação passados pela professora.

Fonte: acervo do autor (2018).

Cumpre mencionar que o indivíduo que detém maior conhecimento e que vai auxiliar no aprendizado de determinada pessoa, também pode utilizar de recursos físicos e tecnológicos para facilitar a aprendizagem e assim alcançar a ZDP mais facilmente. Principalmente no ensino de idiomas como segunda ou mais línguas é de grande valia a utilização de instrumentos como vídeo, projetor, equipamento de som, dicionários, entre outros, para uma melhor e mais rápida compreensão do novo idioma.  

Figura 5 Dicionário, livro didático e multimídia que auxiliam no aprendizado.

Fonte: acervo do autor (2018).

Em sede de conclusão, podemos afirmar que as relações sociais têm papel determinante no processo de desenvolvimento dos indivíduos, e as situações de aprendizagem vividas pelo sujeito e mediadas por pessoas com mais conhecimento geram mudanças em seu desenvolvimento e contribuem para a aprendizagem. Toda pessoa tem um potencial próprio de aprendizagem, o qual quando orientado por alguém com maior conhecimento e de maneira adequada é capaz de se desenvolver facilitando a obtenção de novo conhecimento e o desenvolvimento do indivíduo.

Referência
VIGOTSKI, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 2008.  


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).