Esporte

Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira e estreia em junho contra o Equador

12/05/2025 13h54

Por: Hiago Luis

Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira e estreia em junho contra o Equador

Foto: Reprodução/Instagram/@mrancelotti
 
 
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou nesta segunda-feira (12) a contratação de Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira masculina. O treinador italiano de 65 anos assume o comando do Brasil já na próxima Data Fifa, com estreia marcada para o dia 5 de junho, em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 contra o Equador, fora de casa. Na sequência, o Brasil encara o Paraguai, no dia 10 de junho, na Neo Química Arena, em São Paulo.
 
Com o anúncio, Ancelotti se torna o quarto estrangeiro a dirigir a Seleção Brasileira, o primeiro desde o argentino Filpo Núñez, em 1965. Então técnico do Palmeiras, o argentino representou a Seleção Brasileira diante do Uruguai no Mineirão, na vitória por 3x0. Antes dele, apenas os técnicos Ramón Platero (Uruguai) e Joreca (Portugal) haviam exercido essa função.
 
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, celebrou a chegada do treinador:
 
“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro.”
 
Carlo Ancelotti
 
Ao longo de sua carreira como treinador, Carlo Ancelotti acumulou títulos por clubes como Milan, Chelsea, PSG, Bayern de Munique e, mais recentemente, o Real Madrid, onde estava desde 2021 em sua segunda passagem. Ao todo o técnico italiano tem 35 títulos conquistados. 
 
Ancelotti é o técnico mais vitorioso da história da Champions League, com cinco títulos da competição: dois pelo Milan (2003 e 2007) e três pelo Real Madrid (2014, 2022 e 2024). Também coleciona conquistas nacionais em quatro dos cinco principais campeonatos europeus.
 
 
Apesar de todas essas conquistas, essa será a primeira vez de Ancelotti comandando uma Seleção Nacional. O mais perto disso ocorreu em 1992, quando esteve durante três anos como auxiliar técnico de Arrigo Sacchi, então técnico da Seleção Italiana.
 
Após essa experiência nacional, Ancelotti, iniciou sua carreira como técnico de clubes em 1995, comandando o Reggiana. Na sequência foi técnico no Parma, Juventus e Milan, onde viveu uma das fases mais vitoriosas como profissional. Após passagens por Chealsea, PSG, Real Madrid, Bayern, Napoli e Everton, retornou ao Real em 2021. Com os Merengues conquistou três vezes o maior título da Europa e também a Copa Continental. 
 
Desafio na Seleção
 
A missão de Ancelotti será reerguer uma Seleção Brasileira que não vive seu melhor momento. Desde a eliminação na Copa do Mundo de 2022, o time enfrentou instabilidade e recentemente ficou sem treinador após a saída de Dorival Júnior, em março deste ano.
 
O novo técnico chega a pouco mais de um ano da próxima Copa e será responsável por liderar o Brasil nas fases decisivas das Eliminatórias e nos próximos amistosos e competições. A pré-lista de convocados será enviada até o dia 18 de maio, com a convocação final marcada para o dia 26 de maio, data em que Ancelotti estará no Brasil para definir os nomes com sua comissão técnica.
 
Além dos jogos de junho, a Seleção enfrentará Chile (4 de setembro), Bolívia (9 de setembro) e realizará amistosos nas Datas Fifa de outubro e novembro.
 

Autor: Hiago Luis