Comércio
Dia das Mães deve movimentar quase R$ 600 milhões no comércio do RN
09/05/2025 15h36
Por: Hiago Luis
Foto: Reprodução / Midway e CDL -Mossoró
O comércio potiguar se prepara para uma das datas mais importantes do calendário varejista: o Dia das Mães. A celebração, marcada para este domingo (12), deve injetar R$ 589 milhões na economia do Rio Grande do Norte, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio RN (IFC). O levantamento aponta crescimento de mais de 12% nas intenções de compra em Natal e Mossoró em relação ao mesmo período do ano passado.
Na capital potiguar, 76,2% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar presentes, com um ticket médio de R$ 177,01. Já em Mossoró, 69,2% disseram que irão às compras, com gasto médio estimado em R$ 157,37 — o maior desde 2021. Os números refletem otimismo e confiança no comércio local, apesar das preocupações com preços elevados.
Comércio aquecido e preferência por compras presenciais
A movimentação em Natal será puxada especialmente pelos shoppings (47,9%), enquanto em Mossoró, o comércio de rua lidera (51,1%). Em ambas as cidades, o cartão de crédito é a principal forma de pagamento, seguido por Pix e dinheiro.
Os consumidores também estão investindo mais nas comemorações: 60,5% dos natalenses planejam celebrar a data com almoço, principalmente em casa ou na casa de familiares. Em Mossoró, o destaque fica para o aumento de celebrações fora de casa, com 17,2% pretendendo almoçar em restaurantes, o maior índice desde 2019.
Apesar de 79,5% dos consumidores preverem preços mais altos, 40,5% em Natal e 36,5% em Mossoró classificam o momento como “bom” ou “ótimo” para compras, sinalizando uma retomada da confiança na economia.
Brasil deve movimentar R$ 37,75 bilhões
Em escala nacional, o cenário também é positivo. Unm pesquisa da CNDL e do SPC Brasil estima que o Dia das Mães movimentará R$ 37,75 bilhões no varejo brasileiro, mesmo com uma leve retração em relação ao ano anterior. Cerca de 126,9 milhões de pessoas devem ir às compras.
O gasto médio nacional é estimado em R$ 298, sendo maior entre os homens (R$ 334) e consumidores das classes A/B (R$ 351). Os produtos mais procurados incluem perfumes (47%), roupas e acessórios (41%), cosméticos (26%), chocolates (23%) e flores (19%). Em média, cada consumidor deve comprar dois presentes.
As lojas físicas ainda são preferência (80%), especialmente os shoppings, mas 45% pretendem comprar online, sobretudo por meio de aplicativos e marketplaces internacionais.
32% dos consumidores têm contas em atraso
Mesmo com boas projeções, a pesquisa nacional acende um sinal de alerta: 32% dos consumidores que pretendem comprar presentes estão inadimplentes, sendo que 63% estão com o nome negativado. Além disso, 13% admitem que vão deixar de pagar alguma conta para ir às compras.
“A inadimplência do brasileiro tem batido recorde e isso acende um alerta em relação à importância do controle dos gastos nas comemorações. O consumidor deve priorizar o pagamento das contas antes de adquirir novas dívidas. O ato de presentear não pode ser mais importante do que o orçamento da família. Nessa hora vale usar a criatividade e até mesmo dividir o pagamento do presente com outras pessoas”, alertou o presidente da CNDL, José César da Costa.
Ainda segundo o estudo: 79% afirmam que farão pesquisa de preços antes de comprar. O Pix aparece como o principal meio de pagamento à vista (46%), seguido pelo cartão de débito (23%).
Otimismo reforça retomada econômica
Para o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, os dados mostram um mercado em recuperação. “O comportamento do consumidor natalense está em linha com o observado nas principais capitais nordestinas: alta intenção de consumo em datas comemorativas, aumento do ticket médio e crescente adesão a meios digitais de pagamento. A movimentação robusta e os indicadores de otimismo revelam um mercado em recuperação, ainda que desafiado pelo endividamento e pela percepção de alta de preços.”
Fonte: Com informações de Fecomércio RN e CNDL
Autor: Hiago Luis