Educação

Peça teatral gratuita percorre escolas públicas do RN para falar sobre o futuro do planeta

09/05/2025 12h50

Peça teatral gratuita percorre escolas públicas do RN para falar sobre o futuro do planeta

Foto: Reprodução
 
 
O mundo está em transformação, e não apenas por causa das inovações tecnológicas ou das novas formas de comunicação. O planeta dá sinais claros de que algo está errado: temperaturas extremas, chuvas intensas, secas prolongadas e calotas polares derretendo em velocidade alarmante. As mudanças climáticas já são uma realidade e impactam diretamente a vida de todos nós. Mas será que ainda há tempo de fazer algo a respeito?
 
A resposta está no palco! Entre os dias 12 e 16 de maio, o espetáculo "Mudanças Climáticas" mostrará sua história envolvente e cheia de aventuras em 11 apresentações gratuitas em escolas públicas de cinco cidades: Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio do Vento, São Bento do Norte e Caiçara do Norte.
 
A turnê conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet (Pronac) e do Ministério da Cultura, além do patrocínio da Statkraft – empresa líder internacionalmente em energia hidrelétrica e a maior geradora de energia renovável da Europa. Com humor, interação e muita imaginação, o Grupo Teatro Sustentável transforma um dos temas mais urgentes em uma jornada emocionante e inesquecível para crianças e adolescentes.
 
“Nosso objetivo é conectar as crianças a essa história de forma sensível e divertida. Elas fazem parte da peça e ajudam a trupe a encontrar soluções, entendendo que pequenas ações podem gerar grandes mudanças”, explica Christiane Deucher, idealizadora do Grupo Teatro Sustentável.
 
Sinopse:
 
Imagine receber um pedido de socorro vindo diretamente do Polo Norte. Foi exatamente isso que aconteceu com a trupe do Teatro Sustentável: a Ursa Rosa, uma amiga de longa data, mandou uma mensagem desesperada. O gelo está derretendo, o nível dos mares está subindo e, em breve, ela não terá mais onde viver.
 
 
A peça não se limita a contar uma história – ela convida o público a participar ativamente. Por meio da interação com os atores, os espectadores descobrem por que as mudanças climáticas estão ameaçando a vida da Ursa Rosa e de todos nós.
 
E mais: se conscientizam sobre a sua contribuição para minimizar esses impactos no dia a dia. O teatro se torna um espaço de imaginação e transformação, onde cada um pode enxergar seu papel na proteção do planeta.
 
“O teatro tem o poder de envolver e emocionar. Com 'Mudanças Climáticas', queremos despertar reflexões, mas sem deixar de lado a alegria e o encantamento. A arte pode nos levar para muito além do que imaginamos”, finaliza Christiane Deucher.
 
Serviço: Apresentações da peça “Mudanças climáticas”
 
Data: 12/05
Horários: 10h30
Local: A definir
Cidade: Caiçara do Rio do Vento
 
Data: 13/05
Horários: 08h30, 10h, 13h30 e 15h.
Escolas que assistirão: Escola Municipal Monsenhor Vicente De Paula e Escola Municipal Marta Bezerra de Medeiros
Local: Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Cidade: Lajes
 
Data: 14/05
Horários: 09h30 e 13h30
Local: Escola Municipal João Bandeira Sobrinho
Cidade: Pedra Preta
 
Data: 15/05
Horários: 08h, 09h30 e 13h30
Local: Escola Municipal Anita Chacon
Cidade: São Bento do Norte
 
Data: 16/05
Horários: 10h
Local: Escola Municipal Emmanuel Bezerra
Cidade: Caiçara do Norte