Religião
Robert Francis Prevost é eleito Papa Leão XIV, o primeiro pontífice norte-americano da história
08/05/2025 15h22
Por: Hiago Luis
Foto: Vatican News / Reprodução
A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina às 18h07 (horário de Roma), nesta quinta-feira (8), confirmando a eleição do novo pontífice da Igreja Católica. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi escolhido como o 267º Papa e adotou o nome de Leão XIV. A multidão que aguardava na Praça São Pedro celebrou com entusiasmo o anúncio feito pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, que declarou: “Habemus Papam!”.
Em sua primeira aparição na sacada central da Basílica de São Pedro, o Papa Leão XIV falou sobre união e caridade, marcando um discurso de continuidade com a mensagem do Papa Francisco, seu antecessor. "Permita-me dar prosseguimento àquela mesma crença. Deus ama todos vocês. O mal não irá prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus", declarou o novo pontífice.
O Papa também convocou os católicos a construírem pontes entre os povos e a Igreja a manter sua vocação missionária. "Precisamos tentar, juntos sermos igreja missionária, que constrói pontes, diálogo, sempre aberta a receber, como nesta praça, de braços abertos, todos aqueles que precisam da nossa caridade e amor", completou.
Papa Leão XIV
Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago (EUA), Robert Francis Prevost se torna o primeiro Papa norte-americano e também o primeiro vindo de um país de maioria protestante. Aos 69 anos, o agora Leão XIV é membro da Ordem de Santo Agostinho e tem uma longa trajetória ligada à América Latina, especialmente ao Peru, onde atuou como missionário por mais de uma década.
Formado em matemática, teologia e direito canônico — área em que também tem doutorado —, Prevost ingressou na vida religiosa aos 22 anos e foi ordenado sacerdote em 1982. Em 2014, tornou-se bispo no Peru.
Prevost também ocupou cargos importantes na estrutura da Igreja, como prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Foi nomeado cardeal por Francisco em 2023.
Um Papa agostiniano
Leão XIV é um dos poucos pontífices da história moderna a pertencer à Ordem de Santo Agostinho. Essa congregação religiosa, inspirada nos ensinamentos de Santo Agostinho, prioriza valores como a vida em comunidade, a busca pela verdade e o diálogo com diferentes culturas. Sua escolha representa um símbolo de continuidade com os ideais de escuta e acolhimento promovidos por Francisco.
Conclave
O Conclave que elegeu Leão XIV durou dois dias. Os 133 cardeais votantes se reuniram na Capela Sistina na quarta-feira (7), após a missa “Pro Eligendo Pontifice”. A eleição se deu no quarto escrutínio, na tarde de quinta-feira. A fumaça branca e o toque dos sinos da Basílica de São Pedro selaram a escolha, repetindo o rito tradicional.
Durante o processo, os cardeais permaneceram completamente isolados do mundo externo, respeitando as regras da constituição apostólica Universi Dominici Gregis, que normatiza o período de sede vacante. A eleição exige dois terços dos votos, o equivalente a 89 dos 133 cardeais presentes.
Com a eleição, Leão XIV assume a missão de liderar os mais de 1,4 bilhão de católicos ao redor do mundo em um contexto desafiador, marcado por tensões geopolíticas, avanços tecnológicos e necessidade de renovação interna da Igreja, que também enfrenta desafios de odem financeira.
Fonte: Com informações de Vatican News
Autor: Hiago Luis