Natal em Natal: programação da 'A Festa da Paz' na Arena das Dunas teve início nesta quinta-feira (21); Shows seguem até o dia 30/12

22/12/2023 09h53


Natal em Natal: programação da 'A Festa da Paz' na Arena das Dunas teve início nesta quinta-feira (21); Shows seguem até o dia 30/12

Foto: Divulgação/Secom (Alex Régis)
 
Com o tema: “A Festa da Paz e Alegria”, a edição de 2023 do Natal em Natal promovida pela Prefeitura Municipal já contagia toda a cidade desde novembro. Esta quinta-feira (21), marcou o início das apresentações de grande público, dos mais variados estilos, que subiram ao palco da Arena das Dunas, como Àse Delas, Sergynho Pimenta e Cavaleiros do Forró. O prefeito Álvaro Dias, ao lado da primeira dama Amanda Dias, e secretários, acompanhou a festa desde os primeiros momentos. 
 
Durante sete dias, por meio de incentivos da Lei Djalma Maranhão e de seleções públicas e editais, a Prefeitura do Natal promove uma festa repleta de diversidade cultural, inclusão e espetáculos musicais na Arena, até o dia 30 de dezembro, a partir das 18h, com entrada gratuita. 
 
“Um evento desse porte é muito importante porque movimenta nossa economia, gera emprego e renda para a cidade e reforça o turismo potiguar. Aqui durante os sete dias de festa vamos ter diversos artistas renomados como Alexandre Pires, Diogo Nogueira, Carlinhos Brown e Alceu Valença. Um evento que possui toda estrutura voltada também para a inclusão, com espaços para pessoas com deficiência. A nossa expectativa é que este Natal em Natal supere todos os outros eventos natalinos já realizados em nossa cidade”, disse o prefeito Álvaro Dias.
 
E quando se trata de inclusão, a Área PCD já é um sucesso. Localizada bem próxima ao palco, oferece conforto e segurança para que pessoas com deficiência, com direito a um acompanhante, possam curtir os shows da melhor maneira possível.
 
“Este espaço PCD é uma área muito importante porque dá às pessoas com deficiência a chance de ficarem mais acomodados e seguros para assistirem aos shows. Quero parabenizar a prefeitura por essa ideia e toda essa organização num espaço maravilhoso. Ver meu filho feliz não tem preço”, revela emocionada Jaciara Bismarck, mãe de Victor Bismarck, que tem paralisia cerebral.
 
Em uma arena bem movimentada formada por um público bastante animado e diversificado, a programação foi aberta às 19h pelo o projeto Àse Delas, criado em 2021, e que tem como integrantes as cantoras potiguares Iyalê e Pretta Soul e a pernambucana Analuh Soares. Durante o show, as meninas desfilaram um repertório de canções da cultura popular e de artistas como Elza Soares, Bloco Afro Ilê Aiyê, Lia de Itamaracá e composições próprias. O nome “Àse Delas” faz referência ao termo Yorubá “Asè” que significa a boa energia e o princípio vital da existência. “Queremos mostrar nossa diversidade e ao mesmo tempo fortalecer o cenário cultural que atuamos, Àse Delas traz a potência da mulher negra na música, ocupando o lugar de destaque relegado a elas historicamente”, afirmou a cantora Iyalê. 
 
Pontualmente, às 20h30, foi a vez do baiano Sergynho Pimenta subir ao palco para animar o público com um repertório cheio de sucessos, como a canção “Maria Joaquina”, sucesso da banda Pimenta N’ativa nos anos 1990. Encerrando a noite, às 21h30, a banda potiguar Cavaleiros do Forró, sucesso nacional há 22 anos, formada por Jailson, Ramon, Neto Araújo, Wylley e Ana Gouveia desfilou todo o seu repertório de sucessos que inclui, “Se Rei Pra Lá”, “Cachaça, Mulher E Gaia”, “Zoar e beber”, e ‘Alô’’.  A música “Espere não vá” encerrou a quinta-feira de shows deixando no público a vontade de “quero mais e vou voltar”, como revelou a psicóloga Ana Patrícia Mendes Lima, 34 anos. “Essa noite foi incrível. Sou apaixonada pelos Cavaleiros do Forró e fiquei encantada com toda essa estrutura. Sou de Recife, estou de férias em Natal então minha meta é assistir todos os shows até domingo”, disse.
 
Serviços
Muito bem organizada pelas equipes integradas de diversas secretarias municipais, a estrutura montada em torno do Natal em Natal na Arena das Dunas também conta com praça de alimentação, camarote, banheiros químicos, além de um posto de saúde para atendimento ao público, com uma equipe formada por três médicos, três enfermeiras e seis técnicos de enfermagem por noite, além de três ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), sendo duas básicas e uma UTI disponível em cada dia do evento.
 
“Hoje está bem tranquilo, geralmente temos uma demanda maior nos finais de semana quando o atendimento passa de 100 pessoas. Aqui no posto contamos com todo os equipamentos e material necessário, além de uma equipe de excelência, para qualquer atendimento de urgência e emergência ao público presente”, explica o coordenador da equipe médica, Geidson da Silva.
 
A fiscalização quanto à proibição à venda e o consumo de bebidas em frascos de vidro em todas as áreas do evento é feita pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos da Prefeitura do Natal (Semsur). “Esta proibição vale tanto para os comerciantes informais quanto para o público em geral que costuma trazer bebidas em cooler para as festas”, explica Antônio Carlos Falcão, chefe de Fiscalização da Semsur.  
 
O combate ao trabalho infantil e à comercialização de substâncias alucinógenas e entorpecentes também será intensificado durante todos os dias do evento. Os sete dias do Natal em Natal, na Arena das Dunas, conta com um trabalho integrado entre as secretarias municipais de Assistência Social (Semtas), de Comunicação (Secom), Turismo (Sectur), Mobilidade (STTU), Segurança (Semdes), Educação (SME), Limpeza Pública (Urbana), Obras (Seinfra) e Cultura (Secult/Funcarte).

Fonte: Prefeitura de Natal