Com novo projeto, Árvore de Natal de Ponta Negra será ligada nesta segunda-feira (20)

20/11/2023 08h55


Com novo projeto, Árvore de Natal de Ponta Negra será ligada nesta segunda-feira (20)

Foto: PN

 

Com o tema Festa da Paz e Alegria, o prefeito Álvaro Dias dará início nesta segunda-feira (20), à edição de 2023 do Natal em Natal. A tradicional festa da cidade começará com o acendimento da Árvore de Ponta Negra - que acontece às 18h, na Avenida Praia de Ponta Negra.

Ponta Negra é um dos locais que mais tem se destacado nos últimos anos devido ao grande fluxo de turistas e moradores da capital. Neste ano, a Árvore de Ponta Negra terá um projeto novo. Ao contrário dos anos anteriores, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), irá utilizar equipamentos em RGB. Uma tecnologia mais eficaz e econômica. Aproximadamente três mil pixels serão distribuídos na estrutura de 30 metros de altura. Com isso, as cores da árvore terão maior  possibilidade de acendimentos e movimentos.

Além da árvore de Natal, Ponta Negra irá contar com um túnel de 60 metros de extensão, um presépio e adereços alusivos ao período natalino. Por meio de um trabalho integrado entre as secretarias de Assistência Social, Turismo e Cultura, uma feira de artesanato também será instalada no local.

Segundo o prefeito Álvaro Dias, o acendimento da Árvore de Ponta Negra mostra o comprometimento da gestão com os potiguares e turistas que visitam a cidade entre o final de novembro e início de janeiro. “O Natal em Natal é a maior celebração que a nossa cidade poderia ter. Estamos comemorando o período natalino, mas, acima de tudo, os 424 anos de fundação de Natal, que foi fundada numa data tão especial, 25 de dezembro”, frisou.

O acendimento nesta segunda-feira (20), em Ponta Negra, é só o começo da grande festa. Zona Norte e Zona Oeste, por exemplo, terão grandes destaques, com árvores de Natal no Parque dos Coqueiros, no Panatis, bairro Nordeste e Bom Pastor.

Zona Norte é destaque

Neste ano, a Semsur expandiu as áreas que receberão decoração natalina. Na zona Norte, a área de Lazer do Panatis e o Parque dos Coqueiros irão receber árvores com 30 metros de altura. Ainda na zona Norte, o Espaço Cultural Jesiel Figueiredo terá atrações culturais e decoração natalina, incluindo um túnel de aproximadamente 10 metros de extensão. A região contará ainda com os tradicionais Três Reis Magos do Potengi (Av. João Medeiros Filho) e iluminação da Av. Itapetinga.

Na zona Oeste, as Praças Arapuã (Bairro Nordeste) e dos Beijoqueiros (Bom Pastor), além da nova Av. Felizardo Moura, receberão decoração natalina – incluindo árvores de 10 metros de altura nas praças dos Beijoqueiros e Arapuã.

A Prefeitura fará ainda a iluminação especial do Palácio Felipe Camarão, Instituto Histórico e das igrejas que fazem parte da área histórica da cidade (Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, do Galo, Matriz, Santos Reis, Bom Jesus e Catedral Metropolitana).

Também receberão decoração as avenidas Café Filho, Presidente Vargas e Roberto Freire, a Ladeira do Sol, a Via Costeira, a escadaria de Mãe Luiza e as praças Gentil Ferreira, Passo da Pátria e Pedro Velho - Com as duas últimas praças recebendo árvores de Natal (a primeira com 10 metros de altura e a segunda com 15 metros).

“Seguimos concentrando as ações do Natal em Natal, mas agora alcançamos todas as regiões. Seja na zona Oeste ou na zona Sul, todos poderão ver uma bela decoração natalina. Além de árvores, enfeites e luzes que lembram o período Natalino, este ano a nossa cidade irá ganhar belos painéis que homenageiam a nossa cidade. Esse material será espalhado em pontos estratégicos e é baseado nas obras do artista Vandeberg Medeiros”, acrescentou o titular da Semsur, Irapoã Nóbrega.

Mirassol

Com 110 metros de altura, a árvore de Mirassol em 2023 será montada por meio de um projeto inovador e com alta tecnologia. Todo o material que irá compor a iluminação é em RGB G30. Com isso, toda a extensão, como em Ponta Negra, terá uma infinita possibilidade de cores. A proposta deste ano é utilizar a tecnologia disponível para apresentar ao público as cores natalinas em suas mais diversas formas.

Além da árvore, Mirassol contará com túnel com cores douradas e 30 metros de extensão. A novidade deste ano é que o equipamento terá um portal inspirado no Forte dos Reis Magos. O público presente também poderá aproveitar a tradicional casinha do Papai Noel, as feiras de artesanato e gastronômicas, o parque de food truck e apresentações culturais. A expectativa é de que o acendimento da árvore de Mirassol ocorra na última semana de novembro.

 

Fonte: Prefeitura de Natal