PotyCast desta quinta-feira (06) debate sobre a Inteligência Artificial e seus impactos para a prática da advocacia

06/07/2023 11h35


PotyCast desta quinta-feira (06) debate sobre a Inteligência Artificial e seus impactos para a prática da advocacia

Foto: PN

 

A sociedade hoje está muito imersa no mundo digital, “e as mudanças acontecem muito rápido”, a declaração é da advogada Beatriz Torquato, que também é presidente da Comissão de Direito Digital e Estudos Aplicados da OAB/RN, durante entrevista ao PotyCast desta quinta-feira (06), sob o comando da também advogada, Samoa Martins.

Que o universo digital está intimamente ligado à existência humana, é um fato que parece um caminho sem volta, isso é de conhecimento de todos, até mesmo para os que ainda não se atentaram para a velocidade como as novas tecnologias vão surgindo ou se reinventando. E a chamada Inteligência Artificial (IA) chega com força total como mais uma plataforma digital que se apresenta com uma proposta bastante eficiente, com aspectos positivos e também negativos, e, que tem gerado bastante debate em diversos setores e áreas profissionais, a exemplo da advocacia.

Para a especialista, quando se fala em IA na área processual, logo se remete à “eficiência em poder utilizar processos, isso se torna um facilitador”.

Mas afinal, o que significa a IA?

De acordo com conceitos encontrados em páginas diversas na internet, a inteligência artificial é denominada um campo da ciência da computação voltada ao estudo e à criação de máquinas e programas computacionais capazes de executar tarefas, desde as mais simples, até as mais complexas.

De acordo com o site ‘People’, “a inteligência artificial se baseia na seguinte fórmula: a soma do big data com computação em nuvem e bons modelos de dados, onde o resultado alcançado são máquinas mais inteligentes”.

Atualmente, há muitos recursos de IA disponíveis na internet que funcionam, por exemplo, para a busca e produção de conteúdos, como textos. Dentre o mais popular está o ChatGPT, que é um chatbot online de inteligência artificial e foi lançado em novembro de 2022.

Para a advogada, a ferramenta pode ser utilizada “como uma facilitadora do trabalho, como uma aliada e que vem para ajudar a melhorar a atuação do advogado”. Ela complementa ressaltando que “é preciso o cuidado minucioso com as informações, uma vez que o universo online também possui algumas armadilhas, como a manipulação de um texto ou de uma imagem”, ponderou.

Fonte: Da Redação do PN, Marclene Oliveira