Janeiro Branco: a importância de quebrar tabus sobre a saúde mental

12/01/2023 10h19


Janeiro Branco: a importância de quebrar tabus sobre a saúde mental

Foto: Reprodução/internet

 

O mês de janeiro costuma ser marcado por um novo ciclo que vai surgir; muitas pessoas traçam metas para a vida durante todo o ano que vai iniciar. Pensando nisso também, o mês marca a iniciativa Janeiro Branco, que busca alertar as pessoas sobre a sua saúde mental e a importância de quebrar tabus relacionados ao tema, em especial quando se faz necessário a busca por ajuda profissional.  

Fatores que podem contribuir para o desequilíbrio emocional

Importante refletir sobre os fatores que estão associados com estresse, falta de sono regular, disfunção de imagem ocasionadas por uso excessivo de redes sociais e acontecimentos sociais que podem gerar ansiedade, como por exemplos: a pandemia de covid-19, os atos de vandalismo em Brasília que aconteceram no último fim de semana. Para falar sobre o assunto, a psicóloga Priscila Bezerril deu entrevista ao Potycast do Potiguar Notícias, na manhã desta quarta-feira (11). 

Sintomas ou sinais

A psicóloga reafirma a importância de se atentar aos sintomas de melancolia, pesadelos constantes, excesso ou falta de apetite, tensão muscular duradoura e lembra que além desses fatores o problema mental pode ser genético e que o paciente não deve temer buscar ajuda ou se medicar quando o profissional recomenda. " tem que ter um autocuidado, não precisa ter algum transtorno para buscar terapia e a medicação tem que ser feita sem preconceito e tabu", explica Priscila.

Além dos fatores mencionados, outro assunto que gera debates é a saúde mental das crianças. Segundo a especialista, os pequenos devem ter mais tempo ao ar livre para se conectar com a natureza, como abraçar uma árvore, por exemplo. Outro detalhe importante, é a atenção quanto ao uso excessivo de equipamentos eletrônicos. Para a psicóloga, o tempo que eles ficam em telas desses aparelhos é muito prejudicial. "Os pais têm que impor limites na hora de acessar a internet", pontua a psicóloga. 

Janeiro Branco na UFRN

Pensando no bem-estar das pessoas e garantir acesso de forma gratuita para a comunidade acadêmica e a população em geral, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove durante o mês de janeiro, no Serviço de Psicologia Aplicada (Sepa), o Janeiro Branco, que tem início nesta quinta-feira (12) e segue com a programação até o dia 31 deste mês. Os interessados devem se inscrever através do sigaa.ufrn.br e escolher a opção extensão>evento, e, logo em seguida digitar Janeiro Branco e clicar na primeira opção. Lembrando que é necessário possuir uma conta no gov.br

Confira a programação:

A importância da saúde mental o ano inteiro e da campanha em janeiro

•Novo ciclo: um momento de florescer para as novas oportunidades. 12/01 quinta-feira

•Oficina mandala. 17/01 terça-feira 14h e 16h

•Cine- debate por um olhar psicanalítico. 19/01 quinta-feira 9h às 16h

•Roda de conversa sobre educação não violenta. 20/01 sexta-feira 14h às 16h

•Roda de conversa sobre transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em adultos. 24/01 terça-feira 14h às 16h

•Memorizando direitos. 27/01 sexta-feira 9h às 12h

•Deficiência intelectual em crianças com síndrome de down. Evento online

•Quando a tristeza bate à minha porta: será que eu estou deprimida. 31/01 terça-feira 14h às 16h

Fonte: Da Redação do PN, Gabrielle Borges