Defesa Civil de Parnamirim detalha operação relativa às chuvas do último fim de semana

07/03/2022


Foto: Divulgação / Defesa Civil de Parnamirim

 

Neste último fim de semana, a equipe de Proteção e Defesa Civil de Parnamirim foi acionada pelo Centro de Operações Integradas (COI) para atuar em possíveis problemas causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade, bem como o estado do Rio Grande do Norte.

De acordo com o coordenador de Proteção e Defesa Civil do município, George Bezerra da Cunha, a equipe começou a atuar nas primeiras horas da manhã do domingo (6). “Já estávamos aguardando prováveis problemas, pois havíamos recebido um alerta emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), durante a madrugada, através do meteorologista Eduardo Choluck, que é servidor da Defesa Civil do estado”.

Durante todo o domingo, a equipe atendeu diversas ocorrências relativas a alagamentos de ruas e residências. Em alguns bairros, as lagoas de captação transbordaram, o que levou ao alagamento de casas próximas às lagoas. Em Nova Parnamirim, uma parte de um dos muros de um condomínio tombou e caiu sobre sete veículos. Felizmente, ninguém se feriu.

Nenhuma família ficou desabrigada.

Uma das áreas que normalmente apresenta problemas de alagamento, a rua Getúlio Vargas – nas proximidades do Cemitério Público São Sebastião – não preocupou muito a equipe, já que após as obras de drenagem no local, o escoamento das águas está ocorrendo mais rapidamente.

Após as ações imediatas de resposta, a Defesa Civil informou que vem se articulando com os órgãos responsáveis para as demandas necessárias nas ações de recuperação, e continua realizando ações preventivas com o objetivo de reduzir as ocorrências e a intensidade dos eventuais desastres que possam ocorrer.