RN é o terceiro no ranking dos estados brasileiros que mais vacina crianças contra covid

15/02/2022


Foto: : Anna Alyne Cunha

 

De acordo com os dados do Ministério da Saúde o Rio Grande do Norte, esta no ranking de estados que mais vacinam crianças no Brasil, a colocação do estado é o terceiro lugar, ficando atrás apenas do Distrito Federal, em segundo lugar, e de São Paulo, em primeiro.

Até o momento, foram 335 mil doses distribuídas, sendo 110 mil da Coronavac e o restante da Pfizer pediátrica. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o número é suficiente para iniciar o esquema vacinal de todas as crianças nessa faixa etária, que tem como público alvo o total de 335.093 crianças.

O Rio Grande do Norte já vacinou 35% desta população o que representa 118.081 desta população. A meta da Sesap é chegar a 95%. “A Sesap reforça que, mesmo o RN sendo o terceiro estado que mais vacina no Brasil, temos um número alto de crianças que precisam iniciar o esquema vacinal. São mais de 200 mil crianças que necessitam ser vacinadas. A meta é que em meados do mês de março possamos alcançar 95% deste público. Precisamos pensar na proteção das crianças, principalmente neste momento de retorno às escolas de forma presencial”, disse Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde.

A campanha de imunização de crianças entre 5 e 11 anos teve início no RN há 1 mês, no dia 14 de janeiro, quando o primeiro carregamento de vacinas pediátricas da Pfizer chegou em solo potiguar. A primeira aplicação aconteceu no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.