Estádios serão fiscalizados após a 1ª rodada deste domingo (9)

08/01/2022

Por: Zidney Marinho
Foto: Reprodução

 

Os estádios que receberão jogos do Campeonato Potiguar 2022 serão fiscalizados a partir da próxima segunda-feira (10). Antes disso, no domingo (9), haverá a abertura do campeonato, com quatro partidas. A iniciativa é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN), em parceria com o Corpo de Bombeiros, Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE-RN).

O coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Crea-RN, o ouvidor Luiz Madruga, falou para o Potiguar Notícias a respeito das inspeções: “No ano passado, nós fiscalizamos, mas não havia público. A FPI atua em eventos em que há considerável presença de público, por exemplo, em estádios, Carnatal, hospitais e shoppings. Visamos atuar de maneira antecipada, portanto, caso seja detectada alguma irregularidade, esperamos a resolução por parte dos responsáveis”. Luiz ressaltou ainda que o objetivo da FPI é prevenir, não punir.

NOGUEIRÃO

Localizado em Mossoró, o Estádio Manoel Leonardo Nogueira, mais conhecido como Nogueirão, receberá as partidas em que o Potiguar seja mandante. Centro de polêmicas e interdições nos últimos anos, o estádio atualmente funciona de maneira parcial, com 50% da capacidade liberada para público. Luiz comentou sobre a situação do estádio: “O Nogueirão não é mais da Liga Desportiva Mossoroense. Ele foi municipalizado e esse é um dos motivos da nossa volta a Mossoró. Em fevereiro do ano passado, fizemos um relatório e encaminhamos tanto para o Procon de Mossoró como para a Prefeitura e esse relatório foi utilizado como meio de municipalizar o estádio. Como no campeonato do ano passado não houve a presença de público e, neste ano, terá, estamos voltando para a cidade para averiguar o que foi feito nesses 11 meses. Na reunião que tivemos com a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), o promotor foi taxativo em afirmar que o Nogueirão vai funcionar com capacidade reduzida”, destacou Luiz.

ARENA DAS DUNAS

A Arena das Dunas – segunda opção de mando de campo de ABC e América – também será fiscalizada, porém a inspeção ainda não tem data marcada. O ouvidor Luiz afirmou que, embora moderna, a Arena das Dunas recebe diversos eventos, sendo, portanto, necessário o ato de fiscalizar: “Trata-se de um estádio moderno, mas que recebe público para diversas outras ações ao longo do ano. Além disso, a arena deve receber alguns jogos do Campeonato Potiguar e há a possibilidade de ser utilizada também na Copa do Brasil. Clubes de fora do estado também podem ter interesse em mandar jogos na Arena das Dunas. Por isso, ela também será fiscalizada”, afirmou Luiz.

CRONOGRAMA DA FISCALIZAÇÃO

10/01: Arena América

11/01: Frasqueirão

12/01: Nazarenão (Goianinha)

13/01: Barrettão (Ceará-Mirim)

14/01: Bezerrão (Currais Novos)

17/01: Edgarzão (Açu) e Nogueirão (Mossoró)

1ª RODADA DO CAMPEONATO POTIGUAR (09/01)

- Força e Luz x Assu – Nazarenão – 15h

- ABC x Globo – Frasqueirão – 16h

- Potyguar CN x América – 16h

- Potiguar M x Santa Cruz de Natal – 17h