Conexão Potiguar entrevista Rita Luzia, Coodenadora da CIENTEC

15/10/2015

Por: Hiago Luis
Foto: Arquivo PN/ Hiago Luis
 
Nesta sexta-feira, 16, o programa Conexão Potiguar, com o jornalista José Pinto Júnior, recebe a professora Rita Luzia, coordenadora de um dos maiores eventos do calendário acadêmico do Estado, a CIENTEC, - Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 
 
A professora, falou durante a entrevista sobre os detalhes desta nova edição da CIENTEC. “Essa é a 21º CIENTEC, um espaço de retorno do conhecimento produzido no âmbito acadêmico a comunidade em geral, uma oportunidade de conhecer e aprender mais sobre as descobertas do universo acadêmico. Este ano temos diversas exposições, os stands, as palestras e as atrações que movimentam a CIENTEC Cultural, como a apresentação de bandas, peças teatrais entre outras”, frisou a Coordenadora. 
 
A entrevista completa da professora Rita Luzia, você pode conferir nesta sexta-feira, 16, ás 7h da manhã, no programa Conexão Potiguar, com o jornalista José Pinto Júnior, na BAND Nordeste. 
 
SOBRE A CIENTEC  
 
XXI CIENTEC acontece entre os dias 21 e 23 deste mês, e tem como tema "Luz, despertando olhares, acendendo ideias". Um grande evento que abrange mais de 5 mil metros quadrados de área montada na Praça Cívica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),  em Natal.
 
A abertura da CIENTEC acontecerá no dia 20, às 9h, no auditório da Reitoria, com palestra do físico, professor e pesquisador da USP, Vanderlei Bagnato, que ministrará uma conferência sobre Luz, Ciência, Tecnologia e Suporte à Vida; apresentação do Grupo Parafolclórico da UFRN e Banda Marcial da Marinha do Brasil.
 
Nesta edição, em função do ano internacional da Luz, a CIENTEC destaca no tema do evento, a importância da luz e das tecnologias óticas na vida das pessoas, desde os tempos remotos, até no futuro, no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo. De acordo com o conferencista da abertura, professor Bagnato, "a luz é à base da vida, base de muitas ciências e do desenvolvimento".
 
A Semana envolve na realização, profissionais das mais diversas áreas e setores da UFRN abrangerá três grandes eventos:
 
1. Feira/Mostra de ciência tecnológica da CIENTEC, de 21 a 23 de outubro, das 9h às 21h, nos mais de 200 estandes montados nos pavilhões da Praça Cívica da UFRN, onde acontecerão exposições interativas das produções dos Centros Acadêmicos, órgãos especializados e suplementares.
 
2. Reuniões Acadêmico-científicas, totalizando 91 palestras, 55 oficinas, 80 minicursos e 23 mesas redondas, além DE congressos, seminários, apresentação de 1.200 pôsteres de resumos acadêmicos.
 
3. CIENTEC cultural, com diversos eventos artísticos, tais como mostras de música, dança, teatro,  literatura e artes visuais e shows gratuitos, dias 21, 22  e 23, das 09h às 23h. No palco principal, estão previstas três atrações em cada noite, num total de 10 shows no decorrer da semana.
 
A gastronomia também tem espaço garantido. Os visitantes terão a seu dispor uma praça de alimentação composta por Food Trucs, ofertando vários tipos de alimentos, até às 22h, entre os dias 21 e 23.  
 
Este ano a CIENTEC, que estima receber uma média de 70 mil visitantes durante o evento, conta com mais de 2.200 projetos inscritos das mais diversas áreas do conhecimento, sendo todos gratuitos.
 
Programação completa: www.cientec.ufrn.br
 
Informações: cientecrn@gmail.com ou 84-3342-2272 – opção 7.