Gesane Marinho promove ações na 2ª Semana de Mobilização Social pela Educação no RN

30/11/-0001


Começa nesta segunda-feira (17), a segunda Semana de Mobilização Social pela Educação no Rio Grande do Norte. Iniciativa da deputada estadual Gesane Marinho, por meio da Lei nº 9503, de julho de 2011, a idéia da data é estimular a parceria família e escola como um caminho para melhorar a educação no Brasil.


De acordo com a legislação, aprovada no ano passado, ficou estabelecida a semana e o dia da Mobilização pela Educação (19 de setembro), em homenagem ao nascimento do educador nordestino Paulo Freire. “Pais mais presentes, que acompanhem de perto a vida escolar de seus filhos, são capazes de cobrar da escola o cumprimento de seus deveres. Esta parceria é fundamental para a formação integral das crianças. Estamos atendendo, com isso, a um chamado do próprio Ministério da Educação e da Cultura (MEC).”, observa a deputada Gesane Marinho.



Neste ano, a deputada mobilizou a TV Assembleia para iniciar uma campanha de reportagens e vídeos educativos sobre a causa da Educação. Além disso, Gesane também vai enviar a minuta de seu Projeto de Lei estadual para as 167 câmaras municipais do Rio Grande do Norte, com o objetivo de interiorizar as ações, mobilizando também as escolas das redes municipais.


A parlamentar também participa da abertura da Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação, organizada pelo Comitê de Mobilização Social pela Educação, que ocorre nesta segunda-feira (17), às 8h30, na Escola Presidente Kennedy, em Lagoa Nova, juntamente com o representante do Ministério de Educação e Cultura (MEC), Francisco das Chagas Fernandes, a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, e a presidente do Comitê, Ione Campos.


A lei da deputada Gesane é a primeira legislação estadual sobre a matéria do Brasil, que foi copiada, até mesmo, pelo estado de São Paulo.