Evandro Borges

05/04/2024 06h06

 

Conferência Estadual Livre da Economia Solidária

No dia 11 de abril de 2024, uma quinta-feira, a partir das 8h, na sede da FETARN, com endereço à Rua Apodi, 221, Cidade Alta, Natal/RN, vai acontecer a Conferência Estadual Livre da Economia Solidaria no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovações. Uma construção de muitas instituições governamentais e da sociedade civil, articuladas a partir da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, que tem uma coordenação especial da economia solidária.

 
A economia solidária é o sistema de produção e comercialização com base no desenvolvimento sustentável, respeitado o meio ambiente, sem desperdícios dos recursos naturais, com relações de trabalho com dignidade humanizada e com práticas justas, principalmente nos preços de bens e serviços, levando em conta o produtor e consumidor, alavancador de inclusão social e formador de cidadania. 
O Ministério de Estado da Ciência. Tecnologia e Inovações com a Ministra, a Sra. Luciana Santos, pernambucana, engenheira de formação pela UFPE e Secretário Geral o Sr. Inácio Arruda, nordestino de Fortaleza/CE, que já foi parlamentar Federal com excelentes contribuições para a República, convocou a 5ª Conferência Nacional da Ciência, prevista para acontecer em Brasília/DF.
 
A 5ª Conferência da Ciência, denominada de “Ciência, Tecnologia, e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido” com vistas a elaboração de um novo Plano com vigência para 2024 a 2030, ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de junho vindouro, com a participação intensa dos órgãos governamentais, academia, empresas e sociedade civil com grande expectativa dos seus resultados.
 
As Conferências Livres vêm acontecendo nos Estados, podemos destacar o Acre, Pará e Rio de Janeiro que realizou uma conferência no dia 15 de março de 2024 na UERJ no Teatro Odylio Costa Filho, com a participação dos membros do Ministério, dentre eles da Ministra Luciana Santos e Inácio Arruda, quando foi evidenciado a necessidade da apropriação das novas inovações e saberes pela população como mecanismo de sobrevivência.
 
No Rio Grande do Norte a Conferência Livre vem contando com o apoio das Superintendências do Trabalho e Emprego, do IBAMA, da Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN, do grupo de pesquisa da OASIS da UFRN,  da FAMEN, da FETARN, do Potiguar Notícias, da AJPDC – Associação dos Juristas Potiguares pela Democracia e Cidadania, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovações, da EMATER, das Centrais Sindicais, da Coordenadoria de Economia Solidária da SETHAS, da UNEGRO, Cáritas brasileira, da articulação social da Comunidade Formigas, dentre outras, conferência inscrita através da instituição denominada de Espaço Cultural Mulheres que criam Artes, Economia Solidária e Criativa de São Gonçalo do Amarante/RN e com a Coordenação geral da Sra. Samara Francione indicação ministerial, militante da economia solidária e movimento cooperativista do Estado do Rio Grande do Norte.
 
A conferência está organizada com quatro eixos: Recuperação, Expansão e Consolidação do Sistema Nacional de CT&I – SNCTI; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, Tecnologia e Inovação para os programas e projetos estratégicos nacionais e Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social e com uma temática especial sobre a participação das mulheres.
 
Assim a Conferência vem sendo preparado por muitas mãos, de forma democrática, plural, aberta, em meio uma excelente expectativa como um marco para o Estado do Rio Grande do Norte, na relação governamental e sociedade civil com o total apoio da iniciativa pelo Potiguar Notícias, realizando no próximo sábado no programa Conexão Potiguar uma temática voltada para o evento.
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).