Evandro Borges

10/11/2023 06h11

 

Serra do Lameiro e a educação ambiental

 

Estive na Serra do Lameiro no Município de São Tomé/RN em pleno semiárido com belas paisagens visitando a Escola Antônio Marcelino dos Santos que foi relocada e construída pela Casa dos Ventos. Participei de um evento sobre educação ambiental preparado pela empresa Maron Ambiental a serviço da empresa produtora de energia eólica, que mantem uma quantidade considerável de Parques nos Municípios do Rio Grande do Norte.

Logo cedo partimos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto em delegação capitaneada pela Secretária Municipal, Ana Edileuza Dantas, e mais Railene Pereira, Zefinha Amaro, Elda Marilda, Jeovana Marques, todas educadoras pós-graduadas e com muitas vivências na área de educação, demonstrando muito empoderamento das mulheres e mais Jodielson (Buba) exímio motorista, profundo conhecedor das estradas vicinais do Município de São Tomé/RN.

A assistente social Nizangela Laureano Alves, assistente social de formação e na comunicação social da Maron Ambiental nos recebeu e fez logo uma exposição sobre a Escola, construída pela Casa dos Ventos, de fato belíssima, com quatro salas de aulas, banheiros masculinos e femininos, cozinha e dispensa, pequeno refeitório, biblioteca e brinquedoteca, com piso cerâmico, pátio interno inaugurada em fevereiro de 2023, com rampa de entrada, pequeno parque infantil, um verdadeiro sonho para educadores e gestores.

Em seguida conversei com o Professor Francisco Edson dos Santos que se encontra na Escola desde 2013. Informou que a Escola recebe educandos das comunidades de Lameiro e Serrinha, atualmente é realizado pelo turno matutino o jardim de infância (educação infantil) e de modo multiseriado de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Fez questão de mostrar todas as dependências da Escola, inclusive a sala do Educar Mais – Educação de Jovens e Adultos completamente adaptada recebendo no período matutino dezesseis educandos.

Disse o Professor Francisco Edson que reside em São Tomé e todos dias se desloca na sua moto com um percurso de 20 km, recebendo dez litros de combustível semanalmente, e o que mais demorou foi na demonstração dos trabalhos dos alunos, com livrinhos da história de cada um, acentuando que todos já sabem escrever, ler e estão com bom estágio em matemática, o que constatei de uma estudante na leitura de um livro infantil recebido da Maron Ambiental.

O evento reuniu um intercambio das Escolas das comunidades de Serra do Lameiro, Ingá de Santa Luzia, Morada Nova, e Pedra Preta, a criançada estava em uma completa animação e disciplina, com acesso, principalmente, a algodão doce preparado na hora, quase caio na tentação, mas me contive, e o ponto alto foi uma apresentação na biblioteca de um mamulengo/marionetes/fantoches.

Os bonecos provocaram a turma, algumas crianças não se contiveram em querer pegar os bonecos falantes (sujão, mãe natureza e reciclagem). Uma criança de nome Elisa insistia em colocar a mão na boca dos bonecos, uma verdadeira curiosidade e descobertas. Falavam sobre o lixo seletivo, ou seja, a separação do lixo, e os depósitos em cores, amarelo, azul, verde e vermelho para cada cor um tipo de lixo, e para finalizar todos cantaram animadamente.

A Escola da Serra do Lameiro está com internet do programa educação conectada, a visita foi um aprendizado e com troca de experiências. O conjunto da estrada vicinal na Serra do Lameiro que possibilita um mirante belíssimo da localidade com belas paisagens, alinhado ao semiárido tórrido do período de novembro, com a obra educacional, a dedicação e esmero dos profissionais da educação é exemplar, cativante e inesquecível. 

 *ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR.


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).