Evandro Borges

13/10/2023 08h38

 

Instâncias governamentais regionais de turismo

 

Na última terça-feira a Secretaria de Estado de Turismo, com nova titular da pasta – Solange Portela e sua equipe proveram um evento de conclusão de trabalho de formação das associações intermunicipais, no Centro de Convenções do Estado na Via Costeira. Contou com a presença da assessoria técnica contratada pelo Estado da START e da Governadora na abertura – Profa. Fátima Bezerra, da representação nacional do Ministério do Turismo – Ana Carla Moura que foi interlocutora em uma das mesas redondas.

O evento foi bastante representativo estiveram presentes os Secretários Municipais de Turismo de uma boa parte do Estado, assessores, consultores, jornalistas da área do turismo, autoridades, personalidades, representantes de Secretarias de outros Estados, representantes do SEBRAE/RN e de outras regiões, podendo destacar nas mesas redondas, Regina Amorim pelo SEBRAE/PB e Murilo Besa Vago gerente de turismo do Estado do Espirito Santo.

No Rio Grande do Norte estão sendo constituídas onze instâncias governamentais regionais de turismo. Ainda se encontra no processo de formalização junto aos cartórios das associações intermunicipais civis e em seguida na busca do CNPJ/MF, ganhando vida própria com autonomia financeira. As instancias estão acontecendo com um esforço do governo do estado e da empresa de assessoria técnica START com a desenvoltura e desprendimento dos técnicos que percorreram várias vezes os Municípios do Estado com reuniões e mobilização permanente de forma incansável.

A interiorização do turismo tem as suas características próprias. A História dos Municípios, suas identidades, raízes, cada região buscando a sua afirmação, com suas vocações e potencialidades. Algumas mais amadurecidas como são os casos do Seridó, Mossoró e Assú que tem uma identidade cultural já afirmada, reconhecidas e renomadas, podendo ter mais autonomia institucional e econômica.

Outras instancias contando com uma boa trajetória, acumulando muitas experiências, com um legado formidável, em face das suas vocações, são os exemplos da Região Serrana do Agreste Potiguar (Campestre, Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras), das Serras do Médio Oeste (Martins, Serrinha dos Pintos, Portalegre, Viçosa e Riacho da Cruz) e da Região do Trairi capitaneada por Santa Cruz através do turismo religioso.

As IGRs em constituição são diferentes dos centros de turismo já consolidados, com produtos turísticos bem comercializados com sol, mar, lazer e diversão que é uma peculiaridade da nossa costa marítima privilegiada pelas belezas naturais, extensão, e gastronomia aprovada a base de camarão, crustáceos, peixe e outras especiarias como a carne sol, principalmente, são os casos que despontam Natal, Pipa e São Miguel do Gostoso.

O protagonismo do setor público na interiorização do turismo é fundamental para atrair os lugares de diálogo, de preparação e capacitação técnica de pessoal, pois há muito o que desenvolver, e da atração e confiança do segmento privado, desde agências de turismo para vender as regiões, como o investimento em hotéis, pousadas, restaurantes, bares, na melhoria da gastronomia, e do terceiro setor, incluindo os agentes de turismo e cooperativas de artesãos.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, embora recebendo as críticas pela situação da infraestrutura das estradas, deu um passo importante contribuindo com os Municípios na formalização das Instâncias governamentais, que precisarão fazer as suas trajetórias com autonomia, preparar seus planos de desenvolvimentos e projetos, construindo uma transformação geradora de rendas e oportunidades. 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR.      


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).