Evandro Borges

06/10/2023 08h30

 

Verso e prosa de Ariadny Moreira e Gil Ribeiro

 

Em Serra de São Bento/RN na Região Serrana do Agreste Potiguar, durante a semana foi lançado o livro histórico e poético dos professores Ariadny Moreira e Gil Ribeiro. A primeira autora é membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins – SPVA/RN, instituição colaboradora do Conexão Potiguar, pois todos os sábados é apresentado uma declamação poética autoral para a generosa audiência do programa.

O Município de Serra de São Bento/RN fica a 125 km de Natal, pela RN -  003 – BR - 101, com um lapso de tempo aproximado de 2h sem interrupção, com uma população do último censo demográfico do IBGE de 2022 de 5.703 pessoas, situada com uma altitude 401 m, em região do semiárido, com clima agradabilíssimo e paisagens exuberantes.

O livro foi lançado à noite, a partir das 20h, na Pousada Ventos da Serra, de propriedade de Milagre e Paulo Serafim, com a colaboração de acolhimento de Solange Ferreira, tratando a todos com a maior educação realçando a beleza da pousada, bem instalada com mirantes encantadores da Serra, com uma visão privilegiada dos bons salões muito bem planejados arquitetonicamente.

A noite estava estrelada no lançamento na Pousada Ventos da Serra foi muito agradável, uma transpiração de cultura. Contou com a apresentação do Grupo Cultural Império Serrano com o Boi Imperial de Reis, com a presença de Tony Hugo e jovens bentenses, além do cantor violeiro e repentista Helânio Moreira, que improvisou um repente no salão no local dos autógrafos dos autores.

Gil Ribeiro nasceu na comunidade de Pedra da Boca do lado de Serra de São Bento/RN, cursou letras na UFRN no campus de Nova Cruz, com Pós-Graduação em Língua portuguesa, ambos os autores professores da Escola Estadual Professor Joaquim Torres e Ariadny Moreira doutora em educação, escritora, poetisa, escreveram o livro Serra de São Bento – RN, dos nossos contos em verso e prosa.

A edição do livro é da responsabilidade da editora Santorini com ficha catalográfica, com prefácio do cantor violeiro José Helânio Salustrino Moreira, com acervo fotográfico, principalmente de Erinilson Cunha e da autora, podendo destacar a fotografia da florida entrada da cidade, do Lago Waldemar Carolino, a pedra do cruzeiro, e a igreja Matriz São Bento Abade.

Uma fotografia, verdadeira relíquia, cedida pelo acervo da Secretaria Municipal de Cultura é a imagem do ano de 1950, quando da abertura da vala em que foi enterrada as armas dos munícipes pelos idos de 1850 para pacificar a comunidade, então bastante violenta, a pedido do Frade Franciscano Serafim de Catânia em missão na localidade.

O livro é escrito com uma verve poética, de muitos versos, e amorosidade a toda prova ao Município de Serra de São Bento. É humanista e civilista, retratando as famílias, os personagens que marcaram o local, as belas paisagens da serra, a igreja matriz, o cruzeiro, a procissão, a arqueologia, os marcos históricos, uma leitura fácil e muito agradável.

O Festival de inverno e a culinária do pudim de rapadura na condição de patrimônio imaterial e cultural de Serra de São Bento/RN. Uma obra para o fortalecimento cultural e da História do Município. Encontrando o necessário pertencismo e identidade com o local. De fato, uma construção poética e literária escrita pelos filhos da terra e para fortalecer o Municipalismo.   

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR.


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).