Evandro Borges

29/09/2023 11h06

  

  O vale úmido do Rio Grande do Norte

 

O Município de Rio do Fogo na sua integralidade, e partes significativas dos Municípios de Ceará Mirim, Pureza, Touros e Maxaranguape estão no vale úmido dos rios que marcam a região. Os rios Ceará Mirim, Maxaranguape e Punaú. Diferentemente do restante do Estado que o semiárido atinge até o litoral.  As ações integradas capitaneadas pelo IDEMA, e incorporado mais recente à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o IGARN e técnicos comprometidos com o desenvolvimento do Estado tem conseguido fazer avanços importantes.

A área rural de Rio do Fogo, principalmente a localizada em Punaú e adjacências é uma forte produtora agrícola, marcadamente pela agricultura familiar, uma colonização histórica do movimento sindical que contou desde a implantação com a liderança de José Rodrigues Sobrinho (hoje liderando a ASA potiguar) e da Igreja Católica, que está vista até nas denominações das comunidades de Dom Marcolino e Dom Eugênio Sales.

Na Região de Punaú o jerimum é a locomotiva da agricultura familiar e a maior produtor da cultura agrícola do Estado do Rio Grande do Norte, ressaltando que no ano de 2021 com o fracasso da produção baiana foi o maior produtor do país, oportunizando aos agricultores familiares realizarem uma poupança, uma vez que foram beneficiados com a limpeza das calhas do Rio, efetuada pela administração de Laerte Paiva no ano anterior com a licença autorizativa do IDEMA.

Pode-se dar relevo em Punaú ainda importantes culturas no âmbito da produção da bananas, da fruticultura em geral, e de coco que começa a ser trabalhado com as agroindústrias de beneficiamento da água, gerando uma forte atividade e a garantia da distribuição de renda, portanto, dando uma dinâmica diferenciada de outras regiões que não tem os mesmos potenciais naturais, de solo, de clima, e da abundância de água, que as vezes se torna um problema, quando não é muito bem manejada, principalmente em decorrência da problemática ambiental.

O IDEMA concedeu mais uma licença autorizativa para limpeza das calhas do Rio Punaú, obtido pelo esforço da administração de Marcio de Cici, com uma excelente articulação do Secretário Elvis Brito junto ao órgão, mas, também pelo trabalho de muitas mãos e do conhecimento aprimorado do órgão ambiental do Estado relativo a Região, com ordem de serviço para ser entregue já prevista para a presente sexta-feira (29/09/23).

Durante cinco (5) anos foram de trabalho incansável dos técnicos do IDEMA podendo destacar Sebastião Menezes e Herbert Dantas e no âmbito do Município de Rio do Fogo, do apoio técnico das Secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente. O Prefeito Márcio de Cici implantou a Secretaria de Agricultura em Punaú, muito bem instalada, com agrônomos e técnicos, contando com amplos serviços.

A articulação institucional tem sido da maior importância com UFRN, com o departamento de economia e da administração com o PRONERA, no próximo curso de cooperativismo contará com oito educandos de Rio do Fogo, em uma articulação destacada de Agaci Virgínio,  com o SENAR que vem gerando uma série de ações na área de capacitação técnica e extensão rural, recentemente com a Escola de Governo pelas mãos de João Emanuel Evangelista e da agrônoma da EMATER, Fernanda Aspazia com a sua reconhecida expertise em fruticultura.

A articulação das ações integradas prosperou para a formação da Bacia hidrográfica em processo de construção e discussão, envolvendo as municipalidades de Ceará Mirim, Pureza, Touros, Maxaranguape e Rio do Fogo, e as reuniões técnicas começaram a ser realizadas nas municipalidades, já acontecendo em Maxaranguape e agora esta semana em Rio do Fogo na Câmara Municipal com uma acolhida depreendida da Presidente Josiane Rodrigues e vereadores.

A construção de ordem legal da bacia hidrográfica do vale úmido do litoral norte, tem contado com os órgãos públicos, com a sociedade civil, e com os usuários da água, uma articulação envolvendo todos os segmentos, em discussão aberta, livre, transparente, sendo constituído um comitê pró bacia de forma paritária entre os segmentos participantes. De fato, um avanço e mãos à obra.   

 

  *ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR.                           


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).