Exposição Casa da Cidinha - Cidadania para Crianças será aberta em Natal dia 25

18/10/2019


 
Que tal incentivar crianças a conhecerem um pouco mais sobre a Constituição Brasileira, sobre os direitos e deveres do cidadão e ainda estimular valores como a solidariedade, a compaixão, a empatia e a generosidade? E tudo isso de forma lúdica e interativa. Essa é a proposta da exposição Casa da Cidinha – Cidadania para Crianças. A abertura acontece no dia 25 de outubro, às 08h30, no Solar Bela Vista, na Cidade Alta, em Natal. A exposição vai estar aberta à visitação de 28 de outubro a 03 de novembro. A entrada é gratuita.
 
A ação foi pensada para crianças de 8 a 12 anos de idade e montada em forma de circuito. Os pequenos vão visitar quatro salas com os temas da Empatia, Generosidade, Solidariedade e Compaixão. Em cada um desses espaços, um especialista na área de direito vai conversar sobre o assunto com as crianças. Elas também vão se deparar com painéis, esculturas, jogos e brincadeiras relacionadas ao tema.
 
Na última parte da exposição, os visitantes vão conhecer o Salão da Vida em Sociedade. “As crianças vão fazer uma gincana sobre o equilíbrio. Vamos ter uma grande balança com tijolinhos. Dentro dos tijolinhos estão escritos os direitos e deveres do cidadão. As crianças vão colocar de um lado da balança o que elas entendem como direito e do outro lado os deveres. A ideia é que elas compreendam o que significa o equilíbrio da vida em sociedade”, explicou a curadora da exposição, Tatiane Fernandes.
 
No Salão, também serão tratados temas como: o sentido de nação, por meio dos Jogos Olímpicos: civilização, usando os símbolos e significados das bandeiras; diversidade, por meio de etnias; além das temáticas da justiça, legalidade, igualdade, equidade e liberdade.
 
Durante a semana, a exposição começa às 08h30 e vai até às 16h. No fim de semana, a Casa da Cidinha estará aberta ao público das 10h às 17h. As escolas da rede pública a privada podem agendar visitas durante a semana pelo e-mail casadacidinha.cidadania@gmail.com ou pelo telefone (84) 9-9657-4466. A ação é promovida pelo Programa Brasileiro de Educação Cidadã, o Probec, com criação e produção da Mapa Realizações Culturais e patrocínio da Potigás. O projeto ainda conta com o apoio dos artistas visuais Jack Monteiro e Anderson Leão, responsáveis pelas artes e painéis da exposição.